É fake: golpe no WhatsApp promete vagas de emprego no Carrefour

Oferta falsa anuncia oportunidades com salários iniciais de R$ 1.814,17

Enviado Direto da Redação

Foto: Divulgação


Após o WhatsApp confirmar a presença de uma falha grave no aplicativo, na última terça-feira, a preocupação com a vulnerabilidade voltou a se intensificar entre os usuários. 


Um golpe que voltou à tona nos últimos dias envolve, inclusive, o nome de uma grande rede de hipermercados, o Carrefour. Em mensagens disseminadas pelo aplicativo, a oferta 'fake' de vagas anuncia oportunidades com salários iniciais de R$ 1.814,17 e inclui um link para inscrição.


Entre as oportunidades estão operador de caixa, repositor, empacotador, auxiliar de limpeza, entre outros. O texto informa, ainda, que não é preciso ter experiência para nenhuma vaga.


Ao clicar no link, o usuário é levado a preencher informações como nome completo, cidade, e-mail, idade e responder se possui carteira de trabalho e se já trabalhou no Carrefour. 


Com o preenchimento, o usuário corre o risco de iniciar a instalação de aplicativos falsos que podem infectar o aparelho, deixando-o vulnerável a ataques de hackers e/ou cibercriminosos.


Em nota encaminhada a O SÃO GONÇALO, a assessoria da rede informou que "o Carrefour não fala sobre planos de expansão e nem sobre vagas de emprego. Todas as vagas de emprego da rede são divulgadas por meio dos portais Vagas.com e Catho, além de receber currículos em suas unidades". 

Veja também