Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Sem guardas, praça do centro de Niterói sofre com vandalismo

Diversos patrimônios históricos da cidade sofrem com a falta de preservação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de abril de 2019 - 08:51
Patrimônios históricos do município sofrem com depredação e falta de fiscalização diariamente
Patrimônios históricos do município sofrem com depredação e falta de fiscalização diariamente -

Por Alan Emiliano e Sérgio Soares

Uma das atribuições da Guarda Municipal de Niterói é a preservação de patrimônios históricos do município. Entretanto, o que se vê na Praça Juscelino Kubitschek, no Centro, é um cenário de abandono, que conta com inúmeras pichações, além de um péssimo estado de conservação no local que é bastante frequentado por moradores de São Gonçalo, Niterói e região.

O aposentado José Guimarães, de 68 anos, relatou o sentimento de ver um dos locais mais visitados na cidade ser vítima de um abandono por parte da Guarda Municipal, principal responsável pela preservação do local. “Passo por aqui todos os dias durante as minhas caminhadas matinais e vejo isso aqui com um pouco de tristeza. Não adianta você encher as ruas de guardas e todos eles ficarem na sobra batendo papo. Além disso, a guarda deixa a desejar em vários aspectos, como na organização do trânsito, principalmente em horários de rush. Situação bem triste, sinceramente”, afirmou.

Durante a manhã de ontem, a reportagem de O SÃO GONÇALO visitou o local e encontrou vários pontos da praça pichados, além da presença numerosa de moradores de rua. Com medo de represálias, um niteroiense contou a sensação de ver as estátuas em homenagem a Juscelino Kubitschek e ao arquiteto Oscar Niemeyer serem acompanhadas de um cenário de filme de terror.

“As pessoas passam por aqui à noite com medo e parecem que estão passando por um cenário de filme de terror. Os guardas municipais da nossa cidade são vistos raramente por aqui e os vândalos fazem o que querem. Não adianta fazer concurso para colocar mais agentes e não resolverem esse problema de abandono da Praça JK”, afirmou o morador do bairro Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói.

Há cerca de dez anos, as duas estátuas da praça Juscelino Kubitschek foram atacadas por vândalos. Os braços da estátua de Niemeyer foram serrados, e a de JK foi pichada.

Falta fiscalização também nos prédios municipais

Na última semana, o O SÃO GONÇALO visitou várias ruas de Niterói e encontrou uma cena que assusta as pessoas que passam pela Câmara de Vereadores, no Centro. O local foi alvo da ação de vândalos, que picharam a entrada principal do edifício.

“É inadmissível que a Guarda Municipal não consiga coibir a atuação desses vândalos que picharam a a entrada da Câmara de Vereadores, e isso já tem um bom tempo. Um órgão tão importante para o município sendo vítima de vandalismo e a Guarda não faz nada”, afirmou um comerciante, que preferiu não se identificar.

Além disso, outro problema constatado pela equipe de reportagem foi a falta de fiscalização no estacionamento irregular de carros em vias principais da cidade.

Foram encontradas irregularidades nas seguintes vias: Avenida Ernani do Amaral Peixoto, Rua Doutor Borman, Rua da Conceição, Rua Marechal Deodoro, Rua Visconde do Uruguai e Avenida Feliciano Sodré, no Centro, e Alameda São Boaventura, no bairro Fonseca.

Na Rua Visconde de Uruguai, OSG flagrou um cadeirante sendo obrigado a passar no meio da rua para desviar de carros parados sobre a calçada. De acordo com o estatuto para a função de guarda municipal, é competência do agente municipal a coordenação, organização e orientação ao trânsito de veículos e pedestres em todo o território municipal em conjunto com a Niterói Transporte e Trânsito S/A (Nittrans).

Questionada sobre os problemas relatados, a Prefeitura de Niterói não encaminhou resposta.

Matérias Relacionadas