Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

Sossego e Porto da Pedra criam nova liga para Série A no RJ

Presidentes das escolas fazem oposição à Lierj

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de abril de 2019 - 10:05
Com camisas padronizadas da nova entidade, os representantes das escolas de samba lançaram, ontem, a Liga-RJ que vai coordenar
Com camisas padronizadas da nova entidade, os representantes das escolas de samba lançaram, ontem, a Liga-RJ que vai coordenar -

Esse ano não vai ser igual àquele que passou. A primeira frase da letra da famosa marchinha de Carnaval composta por Humberto Silva e Paulo Sette, e gravada no fim da década de 60, resume bem o momento vivido na Série A na folia do Rio de janeiro. Uma nova liga surgiu e pleiteia gerir os desfiles dessa categoria - conhecido popularmente como Grupo de Acesso - na Marquês de Sapucaí, nas noites de sexta-feira e sábado, partir do Carnaval de 2020.

O lançamento da Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro (Liga-RJ) foi realizado, ontem, pelos representantes legais das nove agremiações da Série A do Carnaval carioca. Todos assinaram a documentação se filiando à nova entidade para gerir a divisão de acesso na Marquês de Sapucaí a partir do ano que vem. A entidade tem como presidente administrativo Wallace Palhares, ex-presidente da Acadêmicos do Sossego.

Fábio Montibelo, atual presidente da Porto da Pedra, é o vice presidente administrativo, e Cícero Costa, o diretor de Carnaval. Por enquanto, compõem a nova liga a Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos de Vigário Geral, Acadêmicos do Sossego, Inocentes de Belford Roxo, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu, Unidos de Padre Miguel e Unidos do Porto da Pedra. em processo de eleições, a Cubango ainda está neutra, nessa momento de transição.

Os representantes das agremiações decidiram dar novos rumos á Série A, desfiliando-se da Liga das Escolas de Sambas do Rio de Janeiro (Lierj). Os presidentes fazem oposição aos dirigentes da Lierj, de quem vinham cobrando, sem obter resposta, sobre questões como prestação de contas entre os anos de 2012 e 2019.

A nova Liga se compromete com a comunidade do samba a lutar para o resgate de um carnaval honesto e transparente, tentando também, sensibilizar as autoridades para que seja viabilizada a construção da Cidade do Samba 2, antigo sonho dos desfilantes na Sapucaí, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Imperatriz - O atual momento coloca em evidência que a Imperatriz Leopoldinense deverá ficar na chamada ‘elite’ do Carnaval carioca. Para o Carnaval de 2019 ficou estabelecido que duas escolas cairiam para a Série A. Além da Imperartiz, penúltima colocada, também foi rebaixada o Império Serrnano, último colocado. Apenas representantes da Império Serrano têm participado das reuniões da nova liga, um indício de que a Imperatriz deve permanecer na chamada ‘elite’ nos desfiles de 2020.

Matérias Relacionadas