Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Cenário de devastação no bairro do Salgueiro continua o mesmo

Uma semana já se passou e nada foi feito

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de abril de 2019 - 07:56
Além do prejuízo trazido após fortes chuvas, bairro sofre com vazamentos e falta de infraestrutura
Além do prejuízo trazido após fortes chuvas, bairro sofre com vazamentos e falta de infraestrutura -

Por Alan Emiliano e Kiko Charret

Uma semana após as chuvas que deixaram o Salgueiro, em São Gonçalo, embaixo d’água, o cenário visto pelos moradores é de devastação devido ao abandono da Prefeitura no local. Quem mora no local relata que o atual prefeito da cidade, José Luiz Nanci (Cidadania), não deu as caras no local desde o temporal e que faz pouco caso das necessidades vividas pelos residentes em um dos locais marcados pela alta violência no município.

Um dos líderes comunitários do bairro, Fábio Anderson, afirmou que além dos prejuízos causados pelas fortes chuvas da última semana, os moradores do bairro convivem com diversos problemas, como a falta de coleta de lixo no local, que não é realizada desde a última segunda-feira (8) e os buracos que atormentam a vida dos motoristas que passam pelas vias da região. “Atualmente, o cenário do Salgueiro é de um completo abandono por parte da Prefeitura. Não temos saneamento básico, não temos infraestrutura, o bairro está cheio de buracos e de lixo. Desde a última segunda-feira, ninguém veio para nos dar algum suporte. Há quanto tempo não vemos obras aqui no bairro? Parece que acham que a gente mora em outro município”, afirmou o gonçalense.

Além dos problemas relatados, um outro problema vivenciado pelos moradores é de vazamento de esgoto em três vias do bairro.

“Perdi grande parte dos meus móveis, além de roupas e alimentos. Tenho uma filha e vou ser pai no próximo mês. Temos que cobrar medidas da Prefeitura de qualquer forma”, afirmou o auxiliar de serviços gerais Francisco Medeiros, morador da Rua 21, no bairro da Palmeira, que sofre com vazamento de esgoto.

Questionada sobre os problemas do bairro, a Prefeitura afirmou que “a a coleta de lixo está normalizada em toda a cidade. Uma equipe será enviada ao local para apurar a denúncia e tomar as providências necessárias. Em relação as outras denúncias, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informa que, também, enviará uma equipe para analisar as solicitações e solucionar os problemas”.

Universo e OSG promovem união e solidariedade em meio ao caos

A Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em parceria com O SÃO GONÇALO, criou um ponto de coleta para doações para os prejudicados das chuvas em São Gonçalo. Todos que puderem contribuir com alimentos não perecíveis e produtos de higiene podem deixar as doações no Núcleo Esportivo Joaquim de Oliveira, que fica na entrada da universidade.

Carlos Alberto Gallo, diretor de esportes da Universo, ressalta que todos os atletas estarão envolvidos na causa.

“Vou conversar com todo o atleta da Universo para que falem com seus familiares, com amigos e a comunidade em geral. Se cada um ajudar um pouco, teremos uma grande arrecadação”, informou Gallo.

O pró-reitor da Universo, Manuel Esteves, acrescentou que a comunidade do entorno da universidade também estará envolvida na coleta de doações.

“Nosso objetivo como educador é aproximar a comunidade do corpo acadêmico. Já promovemos várias ações sociais em comunidades de São Gonçalo, quando levamos assistência em saúde e jurídica para pessoas carentes. Essa campanha de arrecadação de doações é mais uma iniciativa de responsabilidade social da Universo”, frisou.

Além disso, a Comunidade Evangélica Luz do Mundo, localizada no Jardim Catarina, realizou, no último sábado, um mutirão de doações de alimentos e roupas para os moradores do Salgueiro.

Matérias Relacionadas