Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

'Astronauta Discos' promove evento gratuito em Niterói

Reunião contará com presença de artistas independentes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de abril de 2019 - 19:36
Evento 'Primeiro Encontro Astronauta 20 Anos' tem Leonardo Rivera como anfitrião
Evento 'Primeiro Encontro Astronauta 20 Anos' tem Leonardo Rivera como anfitrião -

No dia 20 de abril, sábado, das 10h às 15h, vai acontecer o “Primeiro encontro Astronauta 20 anos”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí, Niterói. Trata-se de uma conversa aberta ao público com o produtor, jornalista e escritor Leonardo Rivera.

No bate-papo, Leonardo vai falar um pouco da história do selo, das transições da era do CD para a era do MP3 e, agora, o Streaming. Também vai abordar quais são os trabalhos musicais que são mais ‘a cara do selo’ e que podem ser selecionados para ter um contrato. Nesta edição, que contará com som de DJ convidado, haverá uma homenagem ao cantor, guitarrista e compositor André Barroso, que está completando dez anos de selo.

Comemorando duas décadas e quase trinta lançamentos, a Astronauta Discos resolveu fazer uma série de encontros com artistas, produtores, investidores, empresários, programadores de casas de shows e donos de estúdio para uma conversa informal sobre o novo modelo de negócio, que marca justamente a volta do selo Astronauta para a Universal Music.

O selo fonográfico Astronauta Discos surgiu em 1999, ainda na Era do Compact Disc. Leonardo Rivera já tinha trabalhado no departamento Artístico da PolyGram – onde foi assistente de produção em álbuns de Rita Lee, Cássia Eller e contratou a banda Farofa Carioca (que revelou Seu Jorge e Gabriel Moura, entre outros). Mas resolveu lançar a banda Autoramas, contemporânea dos Los Hermanos, e para isso montou seu selo lá na mesma empresa que tinha trabalhado, agora comprada pelo grupo Universal.

Conhecido por ter dado à luz discos de estreia dos Autoramas, o primeiro CD da banda Galaxy (de Beto Lee, filho de Rita Lee & Roberto e, hoje, guitarrista dos Titãs) e outros nomes interessantes, o selo Astronauta acaba de lançar a banda Zé de Albuquerque (SP) e vai ativar projetos como “Astronauta Singles” – com nomes convidados fazendo gravações exclusivas – e o “Vale A pena Gravar De Novo”. Além disso, estão buscando novas bandas e intérpretes para lançar digitalmente nessa nova parceria.

“Ainda acho que é preciso bom gosto, conhecimento de repertório e música, para se achar artistas – mesmo no Youtube ou na selva de lançamentos digitais independentes. Mas também é preciso conhecer o caráter deste artista, ir a shows, ver como ele se coloca profissionalmente e o nível de sua ambição. Acredito que só quem olha por artistas genuínos, e não apenas produto de entretenimento, pode trazer para a indústria os próximos Caetanos e Gils. Não vai ser instantâneo. Concordo que o papel das gravadoras é o mesmo e que mudou só o canal de distribuição e conhecimento desse som, mas ainda temos como matéria-prima a boa canção e o bom artista. Com as referências que tenho não sou muito de descobrir produtos puramente de entretenimento, mas sei reconhecê-los e lidar com eles. Na Polygram trabalhei desde a Roberta Miranda e Sandy e Jr., até a Rita Lee e a Cássia Eller, com quem tive mais proximidade. No mercado não há distinção, de Anitta a Caetano Veloso, por exemplo, todos estão no showbiz”, comenta Rivera.

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno fica na Rua Lopes Trovão – s/nº - Campo de São Bento, Icaraí, Niterói. A entrada é gratuita, sujeito à lotação de 50 pessoas. Mais informações pelo telefone (21) 2610-5748.

Matérias Relacionadas