Niterói entra em estágio de atenção e aciona sirenes em comunidades

Maricá também entrou em estágio de atenção

Enviado Direto da Redação
Cidade pode ser atingida por fortes chuvas novamente

Cidade pode ser atingida por fortes chuvas novamente

Foto: Arquivo/O SÃO GONÇALO

A Defesa Civil de Niterói informa que a cidade entrou em estágio de alerta às 10h51 desta terça-feira (9), devido aos registros de acumulados significativos de chuva no município nas últimas 24 horas e permanência de previsão de chuva moderada ao longo do dia. Equipes do órgão, que estão de prontidão, acionaram as sirenes no Morro do Estado, no Centro, no Morro do Bumba, no Viçoso Jardim, Alarico de Souza e Travessa Beltrão, em Santa Rosa, e em Jurujuba por medida de prevenção, devido ao volume de chuvas. As famílias foram encaminhadas para os pontos de apoio, onde foram atendidas por assistentes sociais e psicólogos da Prefeitura de Niterói.

De acordo com a Defesa Civil, no Morro do Cavalão, em Icaraí, um deslizamento provocou o desabamento de três imóveis. Uma vítima foi resgata e levada pela equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca. Outros cinco imóveis foram interditados preventivamente no Morro do Cavalão. A Secretaria de Assistência Social ofereceu acolhimento nos abrigos do Município para as famílias que solicitaram o serviço. 

Os maiores acumulados registrados em uma hora, na manhã desta terça-feira foram no Morro do Estado (18,8 mm), Jurujuba (10,8 mm), Morro do Palácio (7,0 mm) e São Francisco (6,6 mm).

Funcionários da Prefeitura de Niterói, incluindo equipes da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Companhia de Limpeza (Clin), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e Nittrans estão atuando em diferentes pontos da cidade. 

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que núcleos de chuva, com intensidade moderada/forte, atuam neste momento (10h57) em pontos isolados da cidade. Há previsão de pancadas de chuva nas próximas horas.Informação – A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref) será atualizado com boletins das chuvas. A Defesa Civil municipal segue monitorando a situação. Em caso de emergência, o cidadão deve ligar 199 ou 2620-0199.

Maricá - A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá decretou estágio de atenção devido às chuvas das últimas horas. Até o início da manhã desta terça-feira (09/04) não tinham sido registrados grandes transtornos ou chamados de emergência. As equipes da prefeitura estão nas ruas escoando água em pontos isolados, como bolsões no Centro, São José do Imbassaí e Itaipuaçu (Estrada dos Cajueiros). Segundo a Defesa Civil, os bairros de Barra de Maricá e Guaratiba foram os locais com maior volume de chuva, com 60 mm nas últimas 24 horas. É importante destacar que não houve transbordamento de rios e canais no município devido a limpeza constante por equipes da prefeitura.

Veja também