Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Detran inicia nessa segunda-feira nova ação de fiscalização de veículos

Mesmo com documentos em dia,. carros que tiverem problemas podem ser recolhidos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de abril de 2019 - 08:20
Ações vão ocorrer de forma permanente no Estado
Ações vão ocorrer de forma permanente no Estado -

O Detran.RJ vai iniciar a Operação Detran Seguro nessa segunda-feira (8),  em vias púbicas de todo o Estado. Os agentes do órgão seguirão protocolo previamente definido para avaliar somente sete itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. São menos itens do que havia na vistoria anual, extinta pela Lei 8.269/18, que era feita nos postos.

Além da filmagem online, as ações contarão com a tecnologia OCR. Ou seja, antes da blitz haverá um carro equipado com câmeras que identificarão, pela placa, se o veículo ou o proprietário tem alguma pendência com o Detran.RJ. O objetivo é selecionar os carros com problemas, para minimizar os efeitos da blitz no trânsito e dar maior efetividade à operação. 

As ações acontecerão diariamente, inclusive aos sábados e domingos, e serão acompanhadas por equipes da Educação no Trânsito, que auxiliarão os agentes na orientação aos motoristas sobre os itens a serem verificados. Eles reforçarão a importância de manter o veículo em bom estado.

Todas as ações da Operação Detran Seguro serão filmadas por câmeras ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento. A medida é preventiva, segue o exemplo da Operação Lei Seca, e busca dar garantia à população sobre a lisura das operações.

Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo será liberado se o problema puder ser sanado em prazo determinado, e só será apreendido caso não apresente segurança para circular. No entanto, o certificado de licenciamento anual será recolhido, o proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran com o veículo regularizado e reaver o documento.  

Matérias Relacionadas