Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0665 | Euro R$ 5,8376
Search

Alunos perdem o primeiro semestre por causa de erro no Fies

Ministério da Educação emitiu documento com informações erradas

relogio min de leitura | Redação 30 de março de 2019 - 10:05
Alunos alegam que já perderam o primeiro semestre quase inteiro devido a problemas no Fies
Alunos alegam que já perderam o primeiro semestre quase inteiro devido a problemas no Fies -

Por Vítor d'Avila e Marcela Freitas 

Entrar na faculdade não costuma ser uma tarefa fácil. No Brasil, existem alguns meios para fazer com que o caminho para o ensino superior seja menos tortuoso. Um deles é o Financiamento Estudantil (Fies), feito pelo Governo Federal.

No entanto, quando acontecem problemas com o programa, o que era para ser a realização de um sonho se torna uma verdadeira dor de cabeça. Foi o que aconteceu com a jovem Jéssica Andrade, que pretende cursar Odontologia numa universidade privada de Niterói, e de centenas de estudantes em todo o Brasil.

Eles estão sofrendo com o mesmo problema no documento de regularização de inscrição (DRI), que é emitido pela instituição de ensino com informações transmitidas pelo Ministério da Educação (MEC). O documento deve ser levado à uma agência da Caixa Econômica Federal, que libera o financiamento. No entanto, informações erradas contidas no documento estão impedindo que o financiamento seja liberado e, sendo assim, eles não estão conseguindo se matricular.


“O resultado do Fies saiu em 25 de fevereiro de 2019 e a gente teria que ir na instituição de ensino, entregar as documentações para ser aprovado. Meus documentos estavam corretos. As aulas já começaram em fevereiro, antes do resultado do Fies. Já estamos no final de março e não conseguimos iniciar as aulas, já perdemos praticamente o primeiro semestre inteiro e, se conseguirmos, só entraremos na faculdade no segundo semestre”, disse Jéssica.

Cabe ressaltar que o DRI possui um prazo de validade para ser entregue à instituição financeira. Jéssica já está em seu segundo documento que, mesmo com as reclamações, vem com seus dados de forma incorreta. Ela alega que o MEC não proporciona nenhuma solução para seu caso e de outros estudantes em todo o Brasil, que criaram um grupo nas redes sociais para compartilhar seus problemas.

Procurado pela reportagem, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não encaminhou resposta até o fechamento desta edição.

Matérias Relacionadas