Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

Movimento das Mulheres de São Gonçalo completa 30 anos

MMSG também atua em municípios adjacentes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de março de 2019 - 09:27
Com os passar dos anos, atuação do Movimento de Mulheres foi ampliada para outros  municípios
Com os passar dos anos, atuação do Movimento de Mulheres foi ampliada para outros municípios -

Por Daniela Scaffo

O Movimento de Mulheres de São Gonçalo (MMSG) completa 30 anos no próximo dia 29. Quando foi criada, em 1989, a entidade surgiu enquanto um movimento de defesa e luta pelos direitos humanos das mulheres residentes no município. Com o passar dos anos, sua atuação foi ampliada e outras causas e municípios passaram a fazer parte do público-alvo das ações da instituição.

Assim o MMSG expandiu seu campo de ação para a questão da violência doméstica e sexual contra crianças, adolescentes e jovens, direitos dos idosos, das pessoas vivendo com HIV, das gestantes, direito ao esporte, lazer, cultura e profissionalização, dentre outros, abrangendo não só o município de São Gonçalo, mas também municípios adjacentes.

“Em suas ações, além da reivindicação, mobilização e controle social sobre as políticas públicas, a instituição passou a elaborar e a desenvolver projetos para atendimento das demandas da população, como atendimento interdisciplinar nas áreas de Serviço Social, Direito, Pedagogia e Psicologias a mulheres, crianças, adolescentes e jovens vítimas de violência doméstica e sexual, por meio do projeto Neaca; atendimento a pessoas vivendo com HIV; palestras; oficinas e cursos de capacitação para profissionais, e diversas outras atividades oferecidas todas de forma gratuita”, contou Erica Peçanha, técnica no Movimento de Mulheres de SG.

Apenas no ano de 2018, 294 pessoas receberam atendimento interdisciplinar na instituição, o que gerou um número de 2.919 atendimentos. As atividades lúdicas, recreativas e culturais realizadas pelo projeto Neaca atingiram 475 crianças, adolescentes e jovens. Já nas reuniões de associadas, participam cerca de 30 mulheres semanalmente.

“O projeto Tecendo Redes: Proteção e Defesa de Crianças e Adolescentes, apoiado pela Petrobras, promoveu nos últimos quinze meses oficinas sobre a violência doméstica e exploração sexual com a comunidade e instituições, seminários sobre violência doméstica e exploração sexual, consultorias nas instituições que atendem crianças e adolescentes, tudo isso somando 5971 pessoas atingidas”, emendou Erica.

Crise atingiu serviços prestados pela entidade

Apesar de suma importância para a região, atualmente a instituição possui recursos reduzidos para desenvolvimento de suas ações, tendo em vista a crise econômica no país. Segundo Erica, as contribuições e as seleções públicas de projetos tiveram uma expressiva redução, o que vem impactando de forma significativa o desenvolvimento do trabalho.

“Em 2015, o MMSG possuía a sede mais uma filial em São Gonçalo, uma filial em Maricá, uma em Magé, outra em Niterói e uma em Araruama. Hoje conta somente com a sede em São Gonçalo e, recentemente, com uma sala em Niterói para atendimento aos usuários de um de seus projetos. A capacidade de atendimento reduziu, mas a instituição vem resistindo e se movimentando em busca de colaboradores e novas parcerias”, declarou.

Apesar disso, a instituição tem motivos para comemorar os 30 anos. Por isso, no próximo dia 29, será realizado um evento comemorativo ao Aniversário do Movimento de Mulheres em São Gonçalo. O evento contará com a participação de associados, usuários, funcionários e colaboradores que ao longo dos 30 anos da instituição contribuíram e fizeram parte da sua trajetória.

Matérias Relacionadas