Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Aplicativo conscientiza sobre a importância da reciclagem

Serviço gratuito conecta geradores de resíduos com catadores

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de março de 2019 - 10:10
O app já funciona em cerca de 200 municípios do Brasil; Rio têm grande número de cadastrados
O app já funciona em cerca de 200 municípios do Brasil; Rio têm grande número de cadastrados -

Por Rafaela Batista*

Uber ou Tinder da reciclagem, você é quem escolhe como apelidar a nova plataforma digital, Cataki, que foi desenvolvida para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. Além de alertar as pessoas sobre a consciência ambiental, o aplicativo oferece emprego para os catadores de todo o Brasil, sem cobrar nenhum taxa de serviço aos usuários.

O aplicativo já funciona em cerca de 200 municípios do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, que são os que possuem um número maior de catadores já registrados. A novidade, que chegou recentemente à São Gonçalo, recebeu o prêmio Netexplo, em Paris, por ter sido uma das inovações tecnológicas globais.

Um dos profissionais que trabalham no Cataki em São Gonçalo, é o Everton Gomes, de 36 anos, que conheceu o aplicativo através de uma amiga que indicou falando sobre a proposta de conscientizar as pessoas sobre a possibilidade de reciclar certos materiais e que ele deveria se inscrever.

“Eu já trabalhava com reciclagem, aí uma amiga me indicou o Cataki, me falando sobre a proposta dele. Não pensei duas vezes antes de me cadastrar e fazer parte da equipe”, contou Everton.

Ainda segundo o catador, que já trabalha com a reciclagem há 10 anos, o crescimento do aplicativo é otimista. O que mais o agradou foi saber que responsáveis pela plataforma digital não cobram nenhuma taxa dos profissionais registrados.

“Quando vi que era totalmente gratuito, gostei mais ainda da ideia deles. E eu acredito muito no crescimento deles, infelizmente muitas pessoas aqui em São Gonçalo não conhecem o Cataki, mas, eu tenho certeza que quando conhecerem, vão gostar bastante da ideia. Sem contar que através da reciclagem, estamos ajudando o meio ambiente, né”, disse o gonçalense.

Quatro catadores já cadastrados em SG

Além de Everton, o município de São Gonçalo possui mais três catadores registrados. Um deles é o Cláudio Santos, que usa os materiais adquiridos no Cataki para o projeto ‘Vamos em frente’, com a finalidade de criar novos hábitos em relação ao meio ambiente e diminuir os resíduos que vão para as ruas, principalmente dos municípios de São Gonçalo, Niterói, Maricá e Itaboraí.

“A intenção do nosso projeto é fazer uma reeducação ambiental e com isso, nos tornarmos referência na região metropolitana por fazermos um bem para o nosso meio ambiente”, disse Cláudio .

“Recolhemos garrafas de vidro, papelão, papéis (livros usados, jornais, cadernos e revistas), os plásticos que são separados por categoria (cano de PVC, acrílico, copos descartáveis, sacolas e garrafas pet), latas de ferro, alumínio e até mesmo eletrodomésticos”, finalizou o catador.

Como funciona - O Cataki é um aplicativo gratuito para os celulares iPhone (iOS) e Android. O app mapeia as áreas de atuação e oferece o contato do catador mais próximo da sua localização. Com isso, é possível ver a biografia, foto do perfil, telefone e o tipo de material que o profissional recolhe, como alumínio, metal, baterias, produtos eletrônicos, móveis, entulhos, entre outros.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas