Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Marambaia sedia 1ª caminhada de conscientização para o autismo

Atividade acontece no próximo dia 31

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de março de 2019 - 09:52
Caminhada tem como objetivo desmistificar preconceitos
Caminhada tem como objetivo desmistificar preconceitos -

No próximo dia 31 de março, ocorre na BNH em Marambaia, uma caminhada de conscientização ao autismo. A ação terá início às 9h e tem previsão de término ao meio-dia.

Idealizadora do projeto, Alessandra Santos, de 38 anos, conta que a ideia de realizar esse ato, veio através de seu filho, João Guilherme de apenas 8 anos.

“Sou mãe de uma criança que possui autismo. Essa ideia veio por conta da rejeição que a gente sofreu na escola, e o preconceito das pessoas. Eu quero conscientizar as pessoas para que não se abismem com a crise que as crianças portadoras tem”, explicou

Ela conta ainda como recebeu a informação da doença de João. “Meu filho com um ano e dois meses teve uma convulsão, eu pensei que era só febre. Depois, ele começou a ter constantemente e vi que tinha uma anormalidade. Qualquer resfriado ele passava mal. Eu percebi de imediato e fui procurar um especialista, o neurologista. O doutor começou o tratamento, passou medicações, descobrimos déficit de atenção (TDH), a epilepsia e no ano passado chegamos ao diagnóstico de autismo”, afirmou.

Alessandra diz que os profissionais envolvidos no cuidado de João Guilherme não prestaram o amparo necessário e essa situação foi a que mais a marcou durante a luta que travava na descoberta da doença.

“A falta de querer ajudar dos profissionais da escola me marcou muito. A interação dos terapeutas que tratavam dele comigo. Não sabendo do real problema, eles não procuraram entender e estudar o autismo”, disse.

Ela pretende lutar por melhorias na vida de seu filho e na de outras crianças e mães que lidam com a doença e não têm a devida assistência médica e de autoridades competentes.

“Existe uma clínica localizada em Manilha, que já está pronta e não possui funcionários. Quero que essa minha iniciativa possa chegar nas autoridades e que eles coloquem a unidade em funcionamento para atendimento dos portadores de autismo”, declarou.

Alessandra disse também que participou, no mês de janeiro, de uma caminhada realizada por Robson Corrêa, pai de uma criança autista e isso ajudou no encorajamento e no desejo de colocar os projetos que já tinha em mente na prática.

“Eu já tinha em mente alguns projetos. Desde então, eu comecei a fazer um curso de mediação escolar, onde a caminhada me reforçou mais. O Robson, me encorajou pelas suas atitudes de que podemos ir além de nossos limites. Eu percebi que juntos somos mais fortes na lutando conseguiremos o respeito e a verdadeira inclusão escolar”, concluiu.

A concentração da caminhada será na Rua 1 a Rua 6, na BNH, se estendendo até o planalto. O ato terá ainda a participação de Ito Melodia, intérprete da “União da Ilha”, cantando o samba que compôs: “Samba Enredo do Autista”.

Matérias Relacionadas