Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

Creche Oficina de Vida em SG precisa de doações

Instituição atende 80 crianças de 2 a 6 anos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de março de 2019 - 08:26
Convênio firmado com a prefeitura de SG não tem sido suficiente para suprir as necessidades
Convênio firmado com a prefeitura de SG não tem sido suficiente para suprir as necessidades -

Por Myllena Vianna e Cyntia Fonseca

A creche Oficina de Vida iniciou suas atividades no Bairro de Mutuá, em São Gonçalo, no ano de 2004 com o objetivo de ajudar o próximo, oferecendo educação aos pequenos gonçalenses, mas por motivos financeiros fechou as portas.

Atualmente, reaberta e funcionando na Fazenda dos Mineiros, em Itaoca, é conveniada desde 2008 à Prefeitura de São Gonçalo, mas a ajuda não está sendo suficiente para manter cerca de 80 crianças de 2 a 6 anos de idade que atende.

O projeto conta com três responsáveis: Eunice Tristão, de 54 anos, fundadora do projeto, Eugênia de Souza, de 54 anos, coordenadora pedagógica e Maria do Amparo, de 47 anos, diretora administrativa. Três mulheres que acreditam que a educação pode mudar a forma de vida das crianças da comunidade.

“Quando assumimos a creche, ela já existia há dez anos, porém por falta de verba a mesma, foi fechada. Nos sensibilizamos com a situação das crianças e das famílias que em sua maioria eram catadores e não tinham onde deixar seus filhos, por isso resolvemos assumir a administração e estamos até hoje”, explicou Maria, diretora administrativa da creche.

Maria conta ainda, que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, a motivação vem de acreditar que o ensino pode ajudar a transformar os meninos em grandes cidadãos.

“Cremos que a educação é a única forma de mudarmos a realidade de nossos alunos. Nosso esforço tem sido em oferecer uma escola de qualidade, por esta razão estamos há 11 anos nesta missão”, declarou.

Elas afirmam que a Prefeitura paga o valor mensal, mas o dinheiro é pouco para a quantidade de utensílios que elas precisam comprar, e faltam muitos produtos de limpeza e até material escolar.

“Recebemos pouco material da prefeitura. Precisamos de frutas, legumes, água mineral, material de limpeza, material didático, como folha ofício”, disse.

Pais realizam campanha através de redes sociais

De acordo com a cozinheira Ana Paula, de 38 anos, mãe de uma aluna, o trabalho que elas fazem é fundamental na educação dos alunos.

“Elas fazem um trabalho maravilhoso lá, mesmo sem recursos. É uma instituição muito importante para todas nós, mães da comunidade. Quem vem na creche se apaixona pelo trabalho que elas fazem. É lindo. As crianças já saem alfabetizadas”, explicou.

Além de Ana Paula, outras mães, como a passadeira Renata, de 25, estão se mobilizando para resolver a situação e manter seus filhos na creche.

“Nós estamos divulgando no Facebook e através de mensagens no Whatsapp que precisamos de ajuda, pois recursos da prefeitura estão escassos”, falou.

Renata ainda fala que o papel das professoras da escolinha é fundamental na criação de seus filhos, já que ela precisa trabalhar.

“A importância do aprendizado, por ser uma creche que enfrenta dificuldades, elas cuidam muito bem de nossos filhos. O ensino é maravilhoso”, concluiu Renata.

Quem quiser doar é necessário entregar os materiais ou alimentos na Rua Leôncio Corrêa, 2341, Fazenda dos Mineiros. Para contribuições em dinheiro Banco Bradesco, Agência 543, C/C 134024-7 - Associação Oficina de Vida. Para entrar em contato com a escola, basta ligar para o número do escritório e falar com a Eunice (21) 3705-0808.

Matérias Relacionadas