Cães da guarda de Rio Bonito auxiliam PMs em operações

Animais serão usados nas ruas permanentemente

Enviado Direto da Redação
Animais serão usados nas ruas em caráter permanente, em auxílio as operações realizadas por policiais militares que atuam na cidade

Animais serão usados nas ruas em caráter permanente, em auxílio as operações realizadas por policiais militares que atuam na cidade

Foto: Sergio Soares

A Guarda Municipal de Rio Bonito realizou uma operação com apoio da Polícia Militar contando com os cães do canil municipal, criado no início do ano pelo prefeito José Luiz Mandiocão. A blitz, montada na manhã de ontem na Rua Martinho de Almeida, em frente à base do SAMU, na Mangueirinha, parou carros, caminhões, ônibus e vans que fazem o transporte intermunicipal, à procura de armas e drogas. O Canil tem por finalidade auxiliar os guardas municipais na proteção de bens, serviços e instalações do município, atuando mediante planejamento próprio, isoladamente, ou em apoio a outros órgãos, como aconteceu hoje.


Segundo secretário de Segurança e Ordem Pública, Márcio Soares, a prefeitura vem prestando o auxílio necessário para que a ação conjunta seja realizada com sucesso. Ele disse que a operação utilizando os animais do canil foi muito positiva, já que o cão pode ser utilizado em diversas missões.


“Os cães vieram compor, de forma muito positiva, o trabalho do nosso efetivo. Eles podem ser utilizados em operações de busca, resgate e salvamento e demais operações de socorro com apoio à Defesa Civil, além de colaborar, de forma integrada, com os órgãos de Segurança Pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social, entre outros”, afirma Soares.


Operações - Esse trabalho conjunto com os policiais da 3ª Companhia do 35º BPM (Itaboraí) não têm prazo para terminar. O objetivo é coibir o tráfego de armas e drogas, principalmente no transporte coletivo; fiscalizar os veículos que estejam com documentação irregular, as motos sem placa e também os pilotos que insistem em dirigir sem capacete e sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


De acordo com o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIA) de Rio Bonito, Tenente Macena, este tipo de ação ocorrerá diariamente.


“É importante esse tipo de operação em conjunta com a Guarda Municipal, sempre com o objetivo de coibir o tráfico de armas e drogas, voltada para a abordagem no transporte coletivo e individual. Muitos traficantes carregam pequenas quantidades de drogas que, muitas vezes, o policial não consegue encontrar. Mas com a utilização do cão o sucesso desse tipo de operação é garantido”, afirmou o oficial.

Veja também