Amanhã é comemorado o Dia Mundial do Consumidor

É preciso ficar atento aos direitos

Enviado Direto da Redação
É importante que o consumidor se previna e escape de promoções que pareçam imperdíveis

É importante que o consumidor se previna e escape de promoções que pareçam imperdíveis

Foto: Divulgação

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor e diversas redes de lojas físicas e virtuais aproveitam para lançar promoções, muitas vezes, consideradas imperdíveis. Mas, todo cuidado é pouco, não somente nestas ocasiões específicas, como em qualquer compra.


É importante que o consumidor se previna, e se atente aos seus direitos. Nas relações de consumo existe uma série de obrigações do fornecedor para com o consumidor, que devem ser cumpridas rigorosamente, evitando prejuízos à população. E caso isso ocorra, é ideal entrar em contato com órgão de proteção de consumidor ou mesmo com processos por danos morais.


Essas obrigações estão no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), e engloba vários pontos como a prévia advertência sobre todas as condições que envolvem a compra de determinado produto ou aquisição de serviço, como, o preço, composição, quantidade, a validade e os riscos que o produto ou serviço apresenta, entre outras.


Há alguns anos, a costureira autônoma Sebastiana Rangel de Oliveira, de 75 anos, foi vítima de um golpe durante o pagamento de uma compra de apenas R$ 39,99 em uma loja de departamentos em São Gonçalo. Na ocasião, ela queria efetuar o pagamento à vista com o cartão da loja, mas aproveitando-se do fato de ser idosa, um funcionário a convenceu a fazer uma espécie de atualização no cadastro e pediu algumas informações. Com a chegada da fatura em casa, Sebastiana deparou-se à uma cobrança de mais de R$ 200, entre parcelamentos e taxas de planos dental, saúde e escolar das quais não pediu.


“Na época, o problema foi resolvido depois de uma publicação no jornal, e fui ressarcida. Mas até que tudo se resolvesse foi uma grande dor de cabeça”, relembra a idosa.

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