Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Academia Niteroiense de Letras retoma atividades na quarta-feira

Local promete um novo cenário cultural

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de março de 2019 - 09:37
Retomada das atividades da Academia Niteroiense de Letras acontecerá na próxima quarta
Retomada das atividades da Academia Niteroiense de Letras acontecerá na próxima quarta -

A Academia Niteroiense de Letras retoma suas atividades na próxima quarta-feira, dia 13, prometendo um diálogo mais próximo com a sociedade e uma atuação mais efetiva no cenário cultural local. Neste mês, além da reabertura da sua Biblioteca para a consulta pública, estão programadas a posse solene da nova Diretoria, uma homenagem às mulheres e a celebração do Dia Municipal do Poeta, em memória do escritor e membro titular da ANL Luís Antônio Pimentel. A entrada é sempre gratuita e a classificação etária, livre.

A partir deste mês de março, a Academia retoma a aproximação com a sociedade niteroiense a partir da disponibilização de seu acervo bibliográfico para consulta pública. A Biblioteca Guaracy de Albuquerque Souto Mayor poderá ser visitada coim agendamento, através do e-mail academianiteroiense@gmail.com, ou em dias e horários especificados em sua agenda mensal, disponível no site da entidade. A primeira oportunidade será no dia 27 de março, das 15h30 às 17h. Composta por livros históricos, por clássicos da nossa literatura e por obras muito dificilmente encontradas dos autores da cidade de Niterói, o visitante pode aproveitar para conhecer os ritos, as salas e a rotina de uma academia de letras em visita guiada pelos imortais.

“O intuito nestes dois anos é recolocar a Academia e sua Biblioteca nas rotas dos livros e das trocas culturais com quem estiver aberto ao diálogo. A adesão, antes mesmo da publicidade ampla, às doações de obras literárias já é um forte indicador de que existe ao menos uma parcela da sociedade que valoriza sua Academia. Isso é emocionante”, diz o Diretor de Patrimônio e Acervo Bibliográfico da ANL Jordão Pablo de Pão. A aproximação dos escritores niteroienses e dos profissionais do livro e a formalização de parcerias com entidades que cuidam e educam crianças e idosos são prioridade neste primeiro momento da nova gestão 2019-2020, que tem como Presidente o escritor Juber Baesso.

A programação mensal conta com a posse solene da nova Diretoria no dia 13, excepcionalmente no Auditório Professor Amaury Pereira Muniz, próximo à Academia. No dia 20, uma sessão comemorativa com intervenções livres marcará as comemorações pelo mês da mulher. No dia 27, a Biblioteca abre às 15h30 para consulta pública e a sessão com intervenções livres e recital de poemas antecipará o Dia Municipal do Poeta, instituído por ter Luís Antonio Pimentel nascido no dia 29. As sessões da Academia Niteroiense de Letras são, tradicionalmente, às 17 horas das quartas-feiras e gratuitas. A sede da ANL fica na Rua Visconde do Uruguai, 456, centro de Niterói.

Matérias Relacionadas