Academia Niteroiense de Letras retoma atividades na quarta-feira

Local promete um novo cenário cultural

Enviado Direto da Redação
Retomada das atividades da Academia Niteroiense de Letras acontecerá na próxima quarta

Retomada das atividades da Academia Niteroiense de Letras acontecerá na próxima quarta

Foto: Divulgação

A Academia Niteroiense de Letras retoma suas atividades na próxima quarta-feira, dia 13, prometendo um diálogo mais próximo com a sociedade e uma atuação mais efetiva no cenário cultural local. Neste mês, além da reabertura da sua Biblioteca para a consulta pública, estão programadas a posse solene da nova Diretoria, uma homenagem às mulheres e a celebração do Dia Municipal do Poeta, em memória do escritor e membro titular da ANL Luís Antônio Pimentel. A entrada é sempre gratuita e a classificação etária, livre.

A partir deste mês de março, a Academia retoma a aproximação com a sociedade niteroiense a partir da disponibilização de seu acervo bibliográfico para consulta pública. A Biblioteca Guaracy de Albuquerque Souto Mayor poderá ser visitada coim agendamento, através do e-mail academianiteroiense@gmail.com, ou em dias e horários especificados em sua agenda mensal, disponível no site da entidade. A primeira oportunidade será no dia 27 de março, das 15h30 às 17h. Composta por livros históricos, por clássicos da nossa literatura e por obras muito dificilmente encontradas dos autores da cidade de Niterói, o visitante pode aproveitar para conhecer os ritos, as salas e a rotina de uma academia de letras em visita guiada pelos imortais.

“O intuito nestes dois anos é recolocar a Academia e sua Biblioteca nas rotas dos livros e das trocas culturais com quem estiver aberto ao diálogo. A adesão, antes mesmo da publicidade ampla, às doações de obras literárias já é um forte indicador de que existe ao menos uma parcela da sociedade que valoriza sua Academia. Isso é emocionante”, diz o Diretor de Patrimônio e Acervo Bibliográfico da ANL Jordão Pablo de Pão. A aproximação dos escritores niteroienses e dos profissionais do livro e a formalização de parcerias com entidades que cuidam e educam crianças e idosos são prioridade neste primeiro momento da nova gestão 2019-2020, que tem como Presidente o escritor Juber Baesso.

A programação mensal conta com a posse solene da nova Diretoria no dia 13, excepcionalmente no Auditório Professor Amaury Pereira Muniz, próximo à Academia. No dia 20, uma sessão comemorativa com intervenções livres marcará as comemorações pelo mês da mulher. No dia 27, a Biblioteca abre às 15h30 para consulta pública e a sessão com intervenções livres e recital de poemas antecipará o Dia Municipal do Poeta, instituído por ter Luís Antonio Pimentel nascido no dia 29. As sessões da Academia Niteroiense de Letras são, tradicionalmente, às 17 horas das quartas-feiras e gratuitas. A sede da ANL fica na Rua Visconde do Uruguai, 456, centro de Niterói.

Veja também