Banda do Ingá anima multidão em Niterói neste domingo
Bloco trouxe várias novidades nesta edição

Um dos mais tradicionais de Niterói, bloco marca presença no pré-carnaval fluminense -
Por Daniela Scaffo
O tradicional bloco de Niterói, a Banda do Ingá, arrasta milhares de foliões pelas ruas da Zona Sul da cidade, desde a manhã deste domingo (24). Este é o 47º ano que o grupo marca presença no pré-carnaval do município fluminense.
A concentração começou às 10h, em frente a praia das Flechas, na altura da praça do Ingá, na Zona Sul da cidade. Às 13h30, os trios elétricos partiram em direção ao final da Praia de Icaraí.
O organizador do evento e vereador de Niterói, Luiz Carlos Gallo, contou que, apesar a estimativa ser de receber 40 mil pessoas, o bloco deve receber mais gente esse ano.

Um dos mais tradicionais de Niterói, bloco marca presença no pré-carnaval fluminense
"A estimativa é ultrapassar por causa da animação com o Carnaval desse ano. Ano que vem vamos completar 50 anos e estamos nos reinventando. Não é todo mundo que consegue por 50 anos ininterruptos carregar um bloco com milhares de foliões. E esse é o nosso objetivo: ver as pessoas se divertirem com alegria e animação", contou.
Além da tradicional animação de todos os anos, em 2019, a Banda do Ingá teve várias novidades. Entre elas, a apresentação do grupo de pagode Intimistas durante a concentração. Em seguida, a folia foi comandada pelo grupo Axerê.
Gallo ainda contou que recebeu a queixa dos pais de crianças e resolveu inovar criando a banda do Inga com instrumentos de sopro, que aconteceu na matinê do bloco, por volta de 12h30, com objetivo de integrar adultos e crianças na festa. Também houve distribuição de serpentinas e confetes.

Um dos mais tradicionais de Niterói, bloco marca presença no pré-carnaval fluminense
Para a mãe da pequena Valentina, de apenas 4 anos, a iniciativa foi boa. A comerciante Cristina de Oliveira, de 35 anos, contou que acompanha o bloco desde antes da sua filha nascer.
"Sempre gostei de acompanhar o bloco e, apesar do receio, gostava de trazer minha filha para curtir o Carnaval. Com essa integração, tudo ficou ainda melhor", explicou.
Para o grupo de cinco amigos que veio de São Gonçalo, a Banda do Ingá é o melhor bloco da região.
"A gente não deixa de vir nenhum ano. Desde que estávamos na escola, a gente participa do bloco. Gostamos muito da animação e da organização", contou o estudante Renan Batista Filho, 23.