Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Radar na RJ-104 não possui sinalização e revolta motoristas

Equipamento foi instalado no km 4, em Niterói

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de fevereiro de 2019 - 09:56
Dispositivo foi instalado às margens da estrada, mas ninguém sabe se ele funciona ou não
Dispositivo foi instalado às margens da estrada, mas ninguém sabe se ele funciona ou não -

Por Vitor d'Avila e Marcela Freitas

Motoristas que passam pela rodovia RJ-104, na altura do km 4, no Baldeador, em Niterói, estão indignados com o novo radar instalado próximo ao posto BR, na pista sentido Niterói. As maiores reclamações são de falta de sinalização, vegetação cobrindo o equipamento e carência de informações se ele já está em operação ou não.

O gerente do posto de combustíveis, que preferiu não se identificar, criticou a instalação do dispositivo e questionou sua real necessidade, alegando que pode trazer riscos à segurança dos motoristas. “Para ser sincero, acho que o radar é desnecessário. Em determinado horário do dia tem arrastão, sequestro, assalto. O radar é novo, custou dinheiro público e as estradas estão em péssimas condições, todas esburacadas”, disse.

No entanto, o motorista de fretes Nelson de Souza, de 59 anos, lembra que, com a constante travessia de pedestres no local, o radar auxilia na segurança deles, diminuindo a velocidade do tráfego na via. O que ele ressalta é a necessidade de uma melhor sinalização.

“Eu acho o radar um mal necessário, porque é um lugar de fluxo intenso, travessia de pedestres, então infelizmente o radar é preciso. Só tem que estar melhor posicionado e melhor sinalizado, e não uma armadilha para os motoristas”, afirmou.

O que faz os motoristas classificarem o equipamento como uma ‘armadilha’ é a densa vegetação que fica às margens da RJ-104 e acaba dificultando a visualização do radar. Além disso, não há qualquer placa sinalizando a existência do mesmo. O aposentado Antonio Brandão, de 63 anos, pede uma melhora nesse sentido.

“O que ocorre com radares assim é que a vegetação faz uma cobertura e tem que haver uma informação na estrada para o condutor, para que ele tenha atenção ao passar no local. Deveria ser feita a limpeza da vegetação para que ele fique bem visível, assim como a sinalização”, reclamou.

Em nota, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou que a previsão é de que todos os radares estejam instalados até o final de abril. No trecho citado serão instalados dois radares, um de cada lado da via. A sinalização com placas e avisos está sendo providenciada e estará devidamente instalada antes do início do funcionamento dos radares.

Matérias Relacionadas