Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Febre amarela volta à pauta e postos de saúde aumentam oferta de vacinas

São Gonçalo passará a ter 14 pontos de vacinação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de fevereiro de 2019 - 12:52
Vantuil Motta levou a pequena Maria Clara, de apenas nove meses, para fazer imunização
Vantuil Motta levou a pequena Maria Clara, de apenas nove meses, para fazer imunização -

Por Vitor d'Avila*

A Rede Municipal de Saúde de São Gonçalo irá, a partir da próxima segunda-feira (18), ampliar a vacinação contra a febre amarela para todos os postos satélite do Pólo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto. De acordo com a administradora da unidade, Adeir Félix, a vacinação nunca deixou de ser feita e o aumento da oferta cumpre com o calendário de vacinação.

“Nunca chegamos a parar de vacinar. Agora a partir de segunda feira, todos os postos satélites irão contar com a aplicação da vacina da febre amarela”, disse.

Serão 14 salas de aplicação espalhadas pelo município. São elas: Robert Koch, no Patronato; Haroldo Pereira Nunes, no Porto Novo; Bento da Cruz, no Gradim; Bocaiúva Cunha, na Favela do Gato; Ana Nery, também no Gradim; Barbosa Lima Sobrinho, em Boa Vista; Getúlio Vargas, no Coroado; Madre Teresa de Calcutá, em Estrela do Norte; Wally, em Água Mineral; Armando Leão, no Morro do Castro; Armando Gueiros, no Barro Vermelho e Luís Carlos Prestes, em Santa Catarina. Para a responsável pela imunização, Monique Freitas, a procura pela vacina da febre amarela manteve-se estável ao longo dos últimos meses, com um aumento maior entre bebês.

“A procura por pais de bebês que essencialmente aumentou. Mas a busca da vacina da febre amarela não chegou a reduzir, manteve a mesma média”, explicou. Ela ainda lembra que “Pelo ministério da Saúde, pessoas de nove meses até 59 anos podem ser vacinadas. A partir de 60, os enfermeiros irão avaliar o caso ou paciente pode trazer parecer de um médico. Gestantes e com doenças autoimunes não podem, assim como aqueles que tenham passado por quimioterapia ou radioterapia”, concluiu.

A procura de pais para vacinar bebês de 9 meses em diante tem sido muito comum. Um desses casos é o de Vantuil Mota, pai da Maria Clara, de nove meses.

“A vacina é fundamental para evitar doenças. Muitos não vacinam as crianças e têm problemas futuros. A Maria, desde os primeiros meses de vida, está tomando as vacinas corretamente para evitá-los. Parabenizo a equipe do posto de saúde Washington Luiz que sempre atende muito bem”, explicou.

*Estagiário sob supervisão de Marcela Freitas

Matérias Relacionadas