Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

Padaria do Jardim Catarina doa pão a quem tem fome

Ação voluntário foi iniciada há cerca de uma semana

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de fevereiro de 2019 - 12:29
Ingrid Couto, co-proprietária do estabelecimento, ajuda a realizar as doações dos pães
Ingrid Couto, co-proprietária do estabelecimento, ajuda a realizar as doações dos pães -

Por Vitor d’Avila*

A padaria Parada do Pão, no bairro do Jardim Catarina, em São Gonçalo, mostra que pequenas atitudes podem fazer muita diferença na vida daqueles que mais precisam. O casal de proprietários, ao observar os pães que sobravam ao final do dia, pois não haviam sido vendidos, e que ainda estavam bons para consumo, decidiu usá-los fazer o bem.

Uma pequena bancada, próximo a uma das entradas do estabelecimento, tinha sobre ela os alimentos e um aviso com os seguintes dizeres: “Se você não conseguiu comprar seu pão hoje, pode pegar aqui”. Co-proprietária da padaria, Ingrid Couto, de 23 anos, afirma que o objetivo da ação é ajudar aqueles que mais necessitam a ter um alimento na mesa.

“Meu noivo teve a ideia de fazer a ação. Ao invés de descartar as sobras de pão, colocamos para doação. Como sobra bastante, resolvemos doar a quem precisa. A ação tem sido um sucesso, as pessoas tem sido educadas e pego somente o que precisa. Todos entendem que esta ação é para aqueles que não tem o que comer”, explica.

Ingrid que, ao lado de seu noivo, inaugurou o local há duas semanas, ainda conta como se deu a repercussão, pelas redes sociais, da bonita atitude que eles tiveram. De acordo com ela, faz uma semana que decidiram iniciar a ação, ao receberem pedidos de várias pessoas por alimento.

“A padaria abriu há duas semanas e há uma começamos a ação. Os mototaxistas da região começaram a divulgar e aí bombou. Muitas pessoas vinham até aqui pedir lanche, alimento, etc. Foi aí que tivemos essa ideia”, completa.

Uma das pessoas que recebeu a doação, a trabalhadora autônoma Marlene Martins, de 50 anos, que sempre vai à padaria com seu neto, diz que, na primeira vez que pegou o pão, ficou um pouco acanhada. No entanto, após ser bem recebida pelos funcionários, ela se sentiu mais a vontade. Ela aproveitou para agradecer ao estabelecimento pela ajuda.

“A gente fica meio acanhado mas eles me receberam muito bem. Há três dias eu venho uma vez por dia, às vezes a gente não tem condição de pagar caro pelo alimento e eles nos ajudam com essa doação. Outros lugares deveriam seguir esse exemplo também, ao invés de descartar os alimentos”, disse.

Para que haja alimento para todos, cabe ressaltar que é permitido retirar somente um pacote de pão por pessoa e é preciso que ela esteja realmente necessitada daquele alimento. Vanda Regina, de 54 anos, funcionária da padaria, alerta para que, aqueles que podem comprar, não se aproveitem das doações.

“Infelizmente, pessoas que têm condições de comprar, às vezes querem pegar de graça e não tem noção de que esse pão é para deixar para quem precisa. Muitas vezes há pessoas desempregadas, passando necessidade, que não têm condição mesmo. Quem tem condição precisa deixar para quem não tem, simples”, enfatizou.

*Estagiário sob supervisão de Marcela Freitas

Matérias Relacionadas