Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Morrem duas das quadrigêmeas nascidas no Rio de Janeiro

Meninas foram as últimas a nascer

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de fevereiro de 2019 - 11:30
Meninas foram as últimas a nascer
Meninas foram as últimas a nascer -

Por Daniela Scaffo

Poucos dias depois da subgerente de telefonia Clemildes Cristina da Silva Santana, de 36 anos, dar a luz a quadrigêmeas, duas das meninas não resistiram e morreram. As bebês foram as últimas a nascerem, em um parto cesária.

O marido de Clemildes e pai das meninas, o motorista de ônibus, André Luiz de Medeiros, 47, pediu orações e energias positivas para as outras duas meninas, Isis e Iris, que continuam internadas na incubadora.

"Nosso coração está fragilizado mas Deus sabe de todas as coisas e nós sabemos disso. Ivy e Isa nasceram por último e precisaram vir através de uma cesária porque a mãe estava com água no pulmão", disse André.

Ivy e Isa nasceram no dia 4, através de um parto cesária. A primeira, tinha 780 gramas e 32 centímetros, enquanto a segunda estava com 430 gramas e 26 centímetros. Elas tiveram complicações de saúde e não resistiram. Já a mãe das meninas recebeu alta na última sexta-feira (8). 

Por causa do falecimento de duas das quadrigêmeas, André decidiu encerrar a vaquinha online, que tinha objetivo de arrecadar dinheiro para a compra de fraldas e fórmula à base de leite

"Agradeço a todos que doaram e nos apoiaram, mas como só ficaram duas meninas, decidimos encerrar a vaquinha online", explicou André.

O nascimento - Moradora do bairro Realengo, que fica na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, Clemildes é casada com André Luiz há 15 anos. Porém, o homem fez vasectomia após o nascimento de três filhas, que hoje estão com 29, 25 e 21 anos, de outro relacionamento.

"Eu fiz vasectomia há 17 anos e não podia mais ter filhos. Porém, sempre foi o sonho de Cleo ficar grávida, então procuramos um tratamento, passei por uma cirurgia para coletar os espermatozoides e fizemos a inseminação artificial. Foram colocados três embriões para poder vingar, pelo menos, um. Fiquei preocupado dos três vingarem e até brinquei com o médico, mas ele disse que provavelmente ela teria apenas um deles", contou o motorista.

Duas semanas após a inseminação, o desejo da família foi realizado. Cleo fez o exame de sangue e descobriu que estava grávida. Um mês depois foi fazer a primeira ultra e a felicidade se transformou em surpresa.

"Eu deixei a minha esposa na clínica e depois do exame ela me ligou apavorada, chorando muito e pedindo para que eu fosse buscá-la. Saí correndo, nervoso, achando que ela tinha perdido a criança. Cheguei lá e ela me contou que estava grávida de quatro bebês. Eu fiquei nervoso, porque só foram inseminados três espermatozoides. Ficamos apavorados", explicou André.

O que aconteceu, apenas a medicina explica. Além dos três espermatozoides terem fecundado, um deles se multiplicou. Sendo assim, duas das meninas são gêmeas idênticas.
 

Na 24ª semana de gestação (aproximadamente seis meses), a supervisora de telefonia entrou em trabalho de parto. As quatro meninas nasceram em dias diferentes: Isis, no domingo (3), com 800 gramas e 31 centímetros. Iris, na segunda (4), com 600 gramas e 30 centímetros. As duas primeiras foram partos normais. Ivy e Isa nasceram pouco depois de Iris, através de uma cesária, com 780 gramas e 32 centímetros; e 430 gramas e 26 centímetros, respectivamente.

A história das quatro meninas está sendo relatada através do Instagram: https://www.instagram.com/mamaedequadrigemeas/.

Matérias Relacionadas