Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Gonçalense, ator da TV Globo lança livro sobre a arte do samba

Escritor fez análise dos desfiles das escolas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de fevereiro de 2019 - 14:22
Izak nasceu no Porto da Pedra e acompanhou a escola do bairro
Izak nasceu no Porto da Pedra e acompanhou a escola do bairro -

Por Daniela Scaffo

O ator Izak Dahora, ex-Saci do Sítio do Pica Pau Amarelo, lança no dia 19, o livro “Arte Total Brasileira”, pela editora Cândido. Segundo Dahora, a obra é uma análise dos desfiles das escolas de samba no seu potencial teatral e a capacidade de reunir várias formas de arte ao mesmo tempo: som, movimento, cor, formas, volumes e espacialidades.

“É sobre a teatralidade do maior show da terra. O livro é resultado de uma pesquisa acadêmica e artística que desenvolvo há oito anos. Surgiu no final da minha graduação, na UniRio, e eu pude desenvolvê-la no meu mestrado na Uerj. O livro propõe um olhar sobre o desfile de escola de samba como arte total, que é um conceito que existe na história da arte e do espetáculo que se relaciona com as manifestações que tentam reunir todas as formas de artes ao mesmo tempo”, contou Izak.

Ele ainda explicou que, ao longo da história existiram vários momentos em que se tentou concretizar essa ambição, de reunir todas essas formas artísticas. A referência no ocidente é a tragédia grega que marca oficialmente, segundo a historiografia oficial, o início do teatro no ocidente.

“A proposta é ver o desfile como manifestação que atualiza a busca de reunião de todas as formas de artes ao mesmo tempo”, disse.

Memórias afetivas do Porto da Pedra 

Izak viveu em São Gonçalo até os 19 anos. Entre 3 até os 12 anos de idade, morou no Porto da Pedra, onde nasceu a agremiação do município, conhecida com o mesmo nome do bairro. Por isso, o ator e escritor começa o livro pelas memórias e afetos que foram despertados ainda na infância, enquanto assistia aos desfiles pela televisão e acompanhava o movimento do bairro durante o período de Carnaval.

“Ficava fascinado com aquele movimento durante o Carnaval, então eu começo o livro falando sobre isso e sobre os personagens que eu conheci no bairro do Porto da Pedra, como o César da Banca, o Silvano, a dona Claudete - esposa do César da Banca, que foi baiana da Porto da Pedra, pessoas que faziam parte do meu cotidiano e da minha família e que nos dias de Carnaval elas se transformavam em grandes estrelas dessa ópera de rua”, explicou.

O compositor Altair Veloso, padrinho de Izak - que teve sambas campeões para a agremiação Mocidade Independente - além do pai do ator, José Carlos - que foi jogador de futebol do Unidos, time que deu origem a Unidos do Porto da Pedra - também são referências no livro.

“Eu fiz o livro com um pouco da história da cultura brasileira, que é algo que eu prezo muito. Busco desconstruir o preconceito que muitas pessoas têm com a cultura popular em relação a escola de samba como uma arte menor, ou por ter reminiscências dos rituais do negro e da cultura afro brasileira. Eu entendo que os desfiles das escolas de samba é, no meu entendimento, um exemplar legítimo nas nossas artes cênicas”, finalizou.

O lançamento será na Blooks Livraria, que fica na Praia de Botafogo, 316, no Espaço Itaú Cinema.

Matérias Relacionadas