Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Estudo afirma ter descoberto a causa do mal de Alzheimer

Vilão seria bactéria da gengiva

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de janeiro de 2019 - 16:59
Doença normalmente atinge pessoas da terceira idade
Doença normalmente atinge pessoas da terceira idade -

A causa da doença de Alzheimer foi descoberta, de acordo com uma empresa farmacêutica norte-americana. De acordo com a Cortexyme, o agente causador seria a bactéria Porphyromonas gingivalis, que costuma ficar na gengiva do ser humano e está relacionada a diversos tipos de periodontites.

A pesquisa feita pela organização foi publicada pela revista Science Advances, na última quarta-feira (23). O artigo afirma que uma droga que bloqueia as principais toxinas da bactéria será testada ainda neste ano a fim de desenvolver uma vacina contra periodontites.

Pesquisadores que investigam a bactéria Porphyromonas gingivalis descobriram que ela tem a capacidade de invadir e inflamar as regiões do cérebro afetadas pelo mal de Alzheimer. Além disso, infecções de gengiva causadas pela bactéria pioraram os sintomas do Alzheimer em camundongos geneticamente modificados para ter a doença, assim como danos neurológicos em camundongos saudáveis.

Além disso, a Porphyromonas gingivalis foi encontrada no líquido espinhal de pessoas portadoras de Alzheimer. Esta descoberta pode proporcionar uma nova forma, mais eficaz, de se diagnosticar a doença.

Se comprovada a causa do Alzheimer através desta bactéria, a vacina contra periodontite que já está sendo desenvolvida pode auxiliar a deter o avanço ou até mesmo proporcione a cura da doença de Alzheimer.

Matérias Relacionadas