Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Feriado municipal em homenagem a São Gonçalo de Amarante tem programação especial

Igreja Matriz, no Zé Garoto, realizará missas e procissão

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de janeiro de 2019 - 09:31
Eduardo Luiz Queiroz é quem cuida da imagem de São Gonçalo que será levada até a igreja
Eduardo Luiz Queiroz é quem cuida da imagem de São Gonçalo que será levada até a igreja -

Por: Marcela Freitas

Nesta quinta-feira (10), o município de São Gonçalo celebra seu padroeiro, São Gonçalo de Amarante. A data que é feriado municipal na cidade contará com festejos religiosos na Igreja Matriz, no Zé Garoto.

Para isso, a igreja que passa por reforma já está quase pronta para receber os devotos. O auxiliar de serviços gerais Eduardo Luiz Ricardo Queiroz, 51 anos, é quem cuida da imagem, que será levada do Memorial, onde está guardada até a igreja.

“Sou devoto de São Gonçalo e tenho muito prazer de cuidar de tudo aqui. Graças à intercessão dele, eu tenho muitas bênçãos como saúde e alegria”, contou.

Os festejos começam na quinta com missa às 8h e às 18h30 acontece uma procissão, saindo da Praça do Zé Garoto, seguida de missa às 19h e show com músicos da igreja.

A festa continua no fim de semana. No sábado (12), haverá missa às 18h, seguida de apresentação teatral com o grupo Norte Americano Coração Profundo e show de música da banda Zero Hora. No domingo (13), além da missa às 19h30, haverá show da Comunidade Divina Luz.

História - Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio.

Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante. São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua singela cabana de orações. São Gonçalo tem uma grande fama de santo casamenteiro e padroeiro dos violeiros.

Matérias Relacionadas