Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Unidos do Porto da Pedra se prepara para o carnaval

Escola de samba está com 45% da produção concluída

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de janeiro de 2019 - 09:16
Apesar do incêndio no barracão em julho, a Porto da Pedra está com 45% da produção finalizada
Apesar do incêndio no barracão em julho, a Porto da Pedra está com 45% da produção finalizada -

Por: Daniela Scaffo

A Unidos do Porto da Pedra já tem aproximadamente 45% da produção finalizada. A escola, que teve problemas com um incêndio no barracão em julho desse ano, no bairro Santo Cristo, na região central do Rio, conseguiu se reestruturar há dois meses e seguir com os preparativos.

“Conseguimos recuperar todos os carros e estamos na fase final de construção deles. Foi uma despesa gigantesca, mas estamos conseguindo graças à ajuda de nosso presidente Fábio Montibelo, de outras escolas que se solidarizaram conosco e até mesmo da comunidade. Cada um ajudou dentro de suas possibilidades”, informou o carnavalesco Jaime Cezário, que está na escola pelo quarto ano consecutivo.

No início do mês, o carnavalesco se reuniu com o ator Antonio Pitanga e sua filha, Camila Pitanga, para apresentar todo o projeto de fantasias e alegorias ao homenageado. Para voltar para o Grupo Especial, o “Tigre” aposta no enredo “Antonio Pitanga, um negro em movimento”, homenageando o veterano ator e militante da causa negra. A escola é a quarta a desfilar no sábado de Carnaval (dia 2 de março) pela Série A.

Antonio Pitanga completa 80 anos em 2019, e a primeira festa será com o enredo exaltando a sua carreira. A escola deve desfilar com cerca de 2 mil componentes, divididos em 22 alas e quatro alegorias. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Rodrigo França e Cynthia Santos, no Carnaval 2018, continua na agremiação.

O enredo exalta a carreira de Pitanga, um dos primeiros negros a interpretar um papel no cinema brasileiro. No primeiro setor, será mostrado o lugar onde Antonio nasceu, em Salvador, Bahia.

“O primeiro setor é dedicado a homenagear Salvador, onde Pitanga nasceu. Vamos mostrar desde o batizado na igreja de Nossa Senhora do Rosário, a educação e o seu primeiro ofício dele”, contou o carnavalesco.

A segunda ala é o momento que o ator faz sua primeira aparição no cinema, no filme “Bahia de Todos os Santos. Na época, Antônio usava o sobrenome natural Sampaio, mas adotou o Pitanga devido ao nome de seu personagem. Outras atuações que ficaram eternizadas também serão relembradas nesse momento.

O terceiro carro é sobre o teatro e mostrará a escola de teatro da Bahia. Pitanga se popularizou no cinema e atuou em mais de 80 filmes, mas também atuou em algumas peças, como “O Poder Negro”, na década de 1960, e o musical Hair. Nessa mesma ala, serão apresentadas as atuações do ator na TV, chegando até ao “Clone”.

“Pitanga abre caminho para toda essa geração de grandes atores negros que vêm em sequência dele. Ele foi o número um na arte dramática no cinema e protagoniza grandes sucessos no Cinema Novo, na época de 1960”, disse Jaime Cezário.

O último setor é a chegada de Pitanga ao Rio e seus novos amores. O ator tem uma grande identificação com a Cidade Maravilhosa e é conquistado pelo futebol, a Mangueira criada pelo compositor Cartola, a questão político social, entre outros.

“Fechamos com o Carnaval carioca, levando o nome de São Gonçalo para o Brasil. Pitanga é tão apaixonado pelo Carnaval que consegue levar a nossa festa carioca para a Argentina”, comentou Jaime.

Matérias Relacionadas