Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Comunidade perde área de lazer em Niterói

Proprietária ganhou na Justiça a reintegração de posse do terreno

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de dezembro de 2018 - 09:28
 Moradores cuidavam do espaço, cuja proprietária ganhou a integração de posse recentemente
Moradores cuidavam do espaço, cuja proprietária ganhou a integração de posse recentemente -

Por: Marcela Freitas

Por 40 anos, moradores da Rua Santa Margarida, no Largo da Batalha, em Niterói, cuidaram da única área de lazer do local. Um campinho de futebol usado por adultos e crianças que fazia a alegria da região.

Eles contam que, em 2105, durante campanha do prefeito Rodrigo Neves, ele esteve no local, jogou bola com as crianças e prometeu que ajudaria na obra, já iniciada pelos moradores. O prefeito teria ido além, garantindo que disponibilizaria refletores, grama sintética, vestiário e aparelhos de ginástica.

Ao fim da campanha, as obras foram paralisadas, e os moradores não conseguiram mais nenhuma ajuda. Mesmo assim, as atividades continuaram ocorrendo no local, inclusive, com apoio de projetos sociais. Entretanto, para surpresa da população, na semana passada, a Prefeitura esteve no local e, com apoio do 12º BPM (Niterói), quebrou as traves, alambrados e redes.

“Eles já haviam tentado destruir o campo uma vez, mas não deixamos. Dessa vez, eles vieram com aparato policial e com documentos, informando que a proprietária ganhou na Justiça a reintegração de posse” disse Jefferson Alexandre Miranda, 44 anos.

De acordo com o instalador Rafael Ramos da Silva, 32 anos, que o que chama a atenção nessa história é que o campo passa embaixo de uma linha de transmissão.

“Os moradores mais antigos contam que toda as famílias que moravam aqui foram indenizadas na época pela companhia elétrica, quando foi instalada a linha de transmissão. Como podem, mais de 40 anos depois que o espaço virou um bem público alegar que tem dono?”, questionou.

Priscilla Ramos, 37, que mora no local desde que nasceu, lamenta que as crianças tenham perdido um espaço tão importante de convivência.

“Eles vieram aqui destruíram tudo e deixaram o terreno largado e cheio de entulho. Não consigo entender porque fizeram isso”, afirmou.

A Prefeitura de Niterói confirmou, através de nota, que “após decisões em primeira e segunda instância, recebeu determinação da Justiça para a devolução do terreno ao cidadão que se reivindica proprietário da área. A Secretaria Executiva da Prefeitura buscará uma solução para que os moradores do entorno não percam essa área de esporte e lazer”.

Matérias Relacionadas