Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Grupo de dança de Itaboraí vence festival internacional no sul do país

Festival contou com uma banca de jurados nacionais e internacionais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de novembro de 2018 - 10:52

Grupo de dança de Itaboraí ganha concurso de dança
Grupo de dança de Itaboraí ganha concurso de dança -

Por: Marcela Freitas

Depois de lutar e sonhar em busca de seus objetivos, a R.I. O Cia de Dança de Itaboraí, foi premiada em três categorias, no X Encontro Catarinense de Dança (ENCAD) – Festival Internacional de Dança, que acontece na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Em julho deste ano, O SÃO GONÇALO contou a história do grupo composto por 14 integrantes de diferentes municípios, que para arcar com os custos da viagem estavam vendendo doces nos sinais de trânsito. Além de criarem uma vakinha online.

O festival contou com uma banca de jurados nacionais e internacionais, que julgaram mais de 200 trabalhos entre os mais de 30 grupos que participaram dos três dias de evento. O grupo de dança de Itaboraí se apresentou com três coreografias: “Frequência”, que conquistou o 2º lugar, “Shuffle”, com o 1º lugar e reapresentação na Noite de Gala à convite da organização do evento e “Paralisia do Sono”, que já havia sido selecionada e premiada com o 2º lugar no Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo, e também conquistou 1º lugar no ENCAD. Se não bastasse o destaque nas competições a R.I.O recebeu o título de melhor grupo de toda a competição.

A bailarina e produtora Helena Sant’Anna dos Santos, disse que além de todo o desafio para conseguir recursos para a viagem, o grupo também foi colocado a prova até à hora das apresentações.

“Passamos grandes problemas para chegar ao Sul, com um voo cancelado, conexões, atrasos e muita chuva - totalizando aproximadamente 18 horas de demora de uma viagem que normalmente demoraria uma hora. Com isso, não estávamos nos sentindo em condições psicológicas de nos apresentar. Graças a Deus, a organização permitiu que fizéssemos as três apresentações no domingo e deu tudo certo”, contou.

O grupo que ensaia em locais cedidos por amigos e conhecidos e espera conseguir patrocínio para manter suas atividades. Quem quiser conhecer melhor o trabalho do grupo basta entrar em contato através da página do facebook R.I.O Cia de Dança ou do instagram: @riociadedanca.

Companhia – A R.I.O foi criada em 2011 e os 16 integrantes têm faixa etária de 14 e 32 anos. Os dançarinos são moradores dos municípios de São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, Rio Bonito e Itaboraí. Além de danças urbanas, o grupo também tem outras modalidades como jazz, sapateado, dança contemporânea e dança do ventre.

Matérias Relacionadas