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Previsão é de que vendas na ‘Black Friday’ cresçam esse ano

Promoção acontece no próximo dia 23

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de novembro de 2018 - 11:51
Dos que pretendem comprar, 75% afirmaram que têm intenção de comprar bens duráveis
Dos que pretendem comprar, 75% afirmaram que têm intenção de comprar bens duráveis -

A ‘Black Friday’ está chegando e a cada ano, a data consolida-se (este ano, acontece no dia 23 de novembro) como a mais importante para o varejo nacional, ganhando credibilidade junto ao consumidor brasileiro. É o que afirma o mais recente estudo da GfK, uma das mais importantes empresas de pesquisas do mundo.

Segundo o levantamento feito em nove capitais brasileiras, junto a cerca de 500 entrevistados, com idades entre 18 e 54 anos, a estimativa de crescimento do ticket médio é de 7%, subindo de R$ 713,00 em 2017 para R$ 762,00 em 2018, dois pontos percentuais acima da inflação dos últimos 12 meses (IPCA).


Conforme as informações colhidas no estudo, 90% das pessoas que vão fazer compras na Black Friday, afirmaram que irão pesquisar em algum canal digital, 77% vão pesquisar em lojas online, 55% em lojas físicas, 36% em sites de buscas e 25% em alguma rede social.


"Por outro lado, apenas 20% afirmaram que vão pesquisar em sites de fabricantes, o que sinaliza que as pessoas, cada vez mais, ouvem terceiros para saber sobre os produtos de interesse”, avalia Ricardo Moura, diretor de produto da GfK.

Entre os que declaram buscar informações nas redes sociais, 91% vão usar o Facebook, 66% Instagram, seguido de Youtube com 57%.

Mas esse cenário nem sempre foi assim. A Black Friday no Brasil surgiu em 2010, seguindo o mesmo formato da Black Friday americana, mas aconteceu de forma totalmente online. Na ocasião, a data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

Desde então, a tendência ao longo dos anos é só de crescimento. Outra conclusão importante da pesquisa da GfK é o quanto uma das mais tradicionais datas do calendário do comércio, o Natal, vem perdendo força para a Black Friday.

“Desde 2014, seguimos monitorando o desempenho do faturamento das três datas, novembro com Black Friday, dezembro com Natal e janeiro com saldão. A partir de 2016, novembro superou dezembro, com 38% contra 29%, em faturamento e, em 2017, alcançou 39% de importância, na comparação das três datas”, pondera.

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