Galeria Heitor dos Prazeres comemora 12 anos em escola de S. Gonçalo
Data será celebrada com exposição de alunos, que demorou dois anos ser finalizada

Por Marcela Freitas
Criada em 2006 pelo professor Robson Martins, a Galeria de Arte Heitor dos Prazeres que ocupa uma sala do Colégio Estadual Ismael Branco - localizado no bairro do Mutuá, em São Gonçalo, completa 12 anos, com uma exposição muitos esperada sobre Heitor dos Prazeres, que dá nome ao espaço.
A obra “Heitor Carioca dos Prazeres”, demorou dois anos para ser finalizada pelos alunos, e, contou com apoio interdisciplinar da professora de artes e curadora da galeria Maria das Graças Meri, do professor de literatura Oswaldo Rodrigues e do diretor Wilson Gomes.
Desde a sua criação, a galeria que é a única dentro de uma escola da rede no estado, já promoveu mais de 20 exposições. A professora Graça Meri, relembra que no início, a ideia era promover o trabalho de artistas locais, mas com o passar do tempo eles viram que poderiam desenvolver trabalhos com as turmas.
“Eu estou na escola há 20 anos, e a ideia foi trazida pelo professor Robson e abraçada pela direção na época. Acompanhei todo o processo de criação e tivemos aqui ao menos duas exposições anuais. Essa em especial demorou um pouco porque tive algumas dificuldades. Mas ficou como esperado. Aqui fizemos uma releitura das obras de Heitor dos Prazeres, artista carioca e que valorizava o Rio em suas obras”, explicou a professora enquanto mostrava as casas feitas em caixas de papel (3D) para dar maior realidade às pinturas.
O professor Oswaldo Rodrigues, é o responsável pela criação dos textos apresentados na mostra.
“O mérito é da professora Graça e dos alunos. Eu dou apenas a minha contribuição com o que posso. Tivemos muitas exposições bacanas aqui, entre elas o Quarto mágico; Castelo do Roque; Arquivologia e da artista da cidade Ana Sobral”, relembrou.
O diretor Wilson explicou que a iniciativa trouxe transformações nos hábitos culturais dos alunos.
“Esse trabalho nos deixa muito satisfeitos. Os alunos se dedicam realmente as tarefas e integramos isso com as disciplinas. Muitos se despertam para essa área até profissionalmente. Essa é a única galeria de arte dentro de uma escola no estado e está aberta ao público. Quem quiser conhecer ou até expor é só nos procurar”, contou.
A escola fica na Rua Raul Lemgruber, s/n - Mutuá, São Gonçalo
Heitor - foi um compositor, cantor e pintor brasileiro. Foi um dos pioneiros na composição dos sambas e participou da fundação das primeiras escolas de samba do Brasil.