Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Moradora de São Gonçalo completa 110 anos

A idosa mora no abrigo de Amor ao Próximo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de outubro de 2018 - 09:14
Irene Oliveira de Lima vive no abrigo Amor ao Próximo, no Centro
Irene Oliveira de Lima vive no abrigo Amor ao Próximo, no Centro -

Por Dayse Alvarenga e Alan Emiliano 

Você já imaginou completar 100 anos de idade? Difícil, né? Mas a moradora de São Gonçalo desde os 18 anos, Irene Oliveira de Lima foi além, muito além. Realizou a façanha de comemorar, no último dia 12, nada menos que 110 anos, no abrigo de idosos Amor ao Próximo, no Centro. A idosa é viúva e seu filho também já faleceu.

Em meio a dificuldades na fala e locomoção mas com lucidez, a ex-empregada doméstica e conterrânea da comediante Dercy Gonçalves (a artista era de Santa Maria Madalena, na Região Serrana) contou um pouco da sua história a O SÃO GONÇALO.

“No tempo em que morei em Madalena (infância e adolescência) com meus pais, ajudava a plantar e colher feijão e cana. Além disso, fiz muito broa com café, pamonha e papa”, revelou a ex-moradora da Trindade e que há 16 anos vive na instituição.

A instituição cristã Amor ao Próximo foi fundada há 87 anos por um grupo que arrecadava roupas e alimentos a quem precisava. Com o tempo, foi criado no local um espaço de repouso, onde os idosos recebem atendimento médico e outros cuidados.

Fatos marcantes do ano em que nasceu dona Irene

Quando dona Irene Oliveira de Lima nasceu, no início do século passado (1908), muitos fatos marcantes aconteceram no Brasil e no mundo. Seguem alguns deles para você conferir.

Um deles foi o nascimento de um grande artista brasileiro: Angenor de Oliveira, mais conhecida como Cartola e ícone do samba carioca e da música brasileira.

No mesmo ano, no entanto, em que nascia Cartola no Rio, morria na mesma cidade um dos maiores escritores da literatura nacional: Machado de Assis, autor, entre muitas grandes obras, de “Dom Casmurro”, cuja história já virou até minissérie de TV e filme.

Ainda no Brasil, em 1908, era fundada a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pelo jornalista Gustavo Lacerda e começava também naquele ano a imigração japonesa no Brasil, com a chegada do navio Kasato Maru, ao Porto de Santos, em São Paulo.

Outros fatos marcantes brasileiros em 1908: fundação da Cruz Vermelha Brasileira e o registro do primeiro acidente aéreo no País.

No mundo, a Bulgária proclamava-se independente do império otomano e o império austro-húngaro anexava a Bósnia e a Herzegovina e ainda houve a chamada Revolução dos Jovens Turcos.

Matérias Relacionadas