Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Lixões se espalham pelos bairros de São Gonçalo

Pneus, água parada e animais mortos são encontrados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de outubro de 2018 - 09:05
São Gonçalo  está sem o trabalho de varrição nas ruas
São Gonçalo está sem o trabalho de varrição nas ruas -


Por Marcela Freitas

Manter a cidade limpa é um dos maiores desafios da atual gestão municipal. Apesar de existir leis que classificam como crime ambiental o descarte irregular de lixo em locais inapropriados, os “lixões” se espalham por bairros de São Gonçalo e os motivos seriam justamente a falta de fiscalização e de canais de comunicação com o órgão, já que o telefone disponibilizado para denúncia está com defeito. Outro agravante é a falta de uma empresa de varrição, já que o contrato com a antiga empresa foi finalizado em agosto e nenhuma outra foi contratada.

Na manhã de ontem, a equipe de reportagem de O SÃO GONÇALO percorreu os bairros de Estrela do Norte, Vila Lage, Água Mineral e Laranjal e, em todos os pontos, além de lixo orgânico, há despejo de pneus, muitos com água parada, um importante meio de proliferação para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças. Também há móveis, entulhos e até animais mortos.

A bióloga Suéllin Guimarães alerta que o lixo depositado em via públicas pode trazer doenças. “O lixo em local inapropriado pode multiplicar bactérias e fungos. Atrai insetos e outros animais que são vetores de doenças. Além disso, contamina o solo, impossibilitando o cultivo; e os lençóis freáticos com o chorume, líquido produzido pela decomposição do lixo, impossibilitando o uso de poços como fonte de água. Ou seja, é importante que o lixo residencial seja descartado corretamente”, explicou.

A falta de um descarte correto na Rua Presidente Kennedy, na Estrela do Note, aflige o comerciante Fernando Vieira. “Essa prática impacta na vida de todos. Aqui no bairro, por exemplo, o lixo é depositado próximo a uma vala e, quando chove, essa região alaga e invade até a pista na Rua Nilo Peçanha. Além de um risco à saúde, pode causar acidentes, já que é uma rua principal com trânsito intenso”, disse.

A colocação de lixeiras por uma construtora na Rua Lúcio Tomé Feitera, no Vila Lage, poderia resolver os problemas de lixões na via. Mas, na verdade, não é isso que acontece. “A ideia foi boa, mas do que adianta se a coleta da prefeitura não é regular? Aqui, geralmente, acontece às quintas e sábados, mas os coletores não recolhem sacolas abertas. E o resultado é esse. Toda via muito suja”, disse a dona de casa Fátima Lopes, 62.

Os mesmos problemas são enfrentados por moradores da Rua Bispo Dom João da Matta, no Laranjal; e Waldir dos Santos, na Água Mineral. A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Gonçalo informou que a Subsecretaria de Limpeza Urbana e a Subsecretaria de Fiscalização de Posturas iniciaram trabalho com intuito de desativar os “lixões” na cidade. Já quem causar poluição do solo pode receber multa. Denúncias sobre despejo irregular de lixo devem ser feitas através do número 2199-6374.

O contrato da empresa de varrição das ruas ainda não foi realizado

Há dois meses, a cidade de São Gonçalo está sem o serviço de varrição. No início do mês passado, O SÃO GONÇALO mostrou a sujeira que tomava conta das principais ruas do município. Na ocasião, a prefeitura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o contrato com a empresa que realizava serviço de varrição tinha duração de um ano e terminou de forma natural. Entretanto, o órgão garantiu que até o final do mês de setembro, a situação estaria resolvida, o que não aconteceu. Basta andar pela cidade para encontrar lixeiras abarrotadas e muito lixo espalhado pelo chão das principais vias.

Matérias Relacionadas