Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

São Gonçalo recebe 15ª Parada da Liberdade LGBTI

Evento será realizado neste domingo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de outubro de 2018 - 15:09
Espera-se um público de 50 mil pessoas
Espera-se um público de 50 mil pessoas -

A 15ª Parada da Liberdade LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) de São Gonçalo, que acontece neste domingo (14), com concentração a partir das 15h, entre a Prefeitura e o prédio do INSS, no Centro do município, se somará ao conjunto de manifestações #elenao, contrárias à eleição do candidato do PSL para presidente do Brasil e que vêm acontecendo em todo território nacional.

"Somos gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex. Temos legitimidade para puxar este movimento justamente porque fazemos parte de um grupo social diretamente atacado constantemente pelo candidato. Estamos na sua linha de tiro, juntamente com as mulheres e a população negra do país. Não se trata de divergência política, mas sim de sobrevivência. Somos contra o que ele representa. Estamos lutando pela civilidade e pela democracia e contra a barbárie e a opressão. Vários episódios de violência já estão acontecendo em todo o país, praticados por defensores do candidato. Temos que defender o direito à livre expressão e ao livre pensamento", afirma o jornalista e professor Well Castilhos, fundador do grupo que há 15 anos organiza a manifestação pela visibilidade LGBTI na cidade.

A Parada contará com as presenças da atriz Gabriela Loran, primeira atriz trans da novela teen Malhação, e da cantora Pepita, que desde o ano passado é a madrinha do evento, que este ano terá três trios elétricos - o primeiro do Grupo Liberdade/Santa Diversidade, o segundo do Grupo Gay Atitude e o terceiro do Fórum LGBTI de São Gonçalo. Estão sendo convidados políticos e representantes de vários outros movimentos.

"É um momento da gente unir forças para evitar que um candidato assumidamente homofóbico, misógino, racista e defensor da tortura e de regimes opressivos assuma a direção do país. Não podemos perder os direitos que já adquirimos", completa Rodrigo Barcelos, atual presidente do Grupo Liberdade/Santa Diversidade.

Espera-se um público de 50 mil pessoas, marca que o movimento tem reunido nos últimos anos. Os trios tocarão todos os ritmos, da música eletrônica à MPB. Além da Pepita, haverá também apresentação da cantora gonçalense Malí.

Matérias Relacionadas