Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Idosos enfrentam desafios para circular em São Gonçalo

A cidade é a segunda com maior número de idosos no Estado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de outubro de 2018 - 10:21
Apesar da vitalidade, Julio Carvalho, 87 anos, tem dificuldades para driblar os buracos, por exemplo
Apesar da vitalidade, Julio Carvalho, 87 anos, tem dificuldades para driblar os buracos, por exemplo -

Por: Marcela Freitas 

São Gonçalo é a segunda cidade, em números absolutos, com maior índice de idosos no Estado do Rio. Para cada 100 habitantes de São Gonçalo, 12 são idosos. O Brasil como um todo está envelhecendo, já são mais de 20 milhões de idosos no país. O IBGE estima que, em 2060, um quarto da população (25%) deverá ter mais de 65 anos. Nesse mesmo ano, o país teria 67  indivíduos com menos de 15 e acima dos 65 para cada grupo de 100 pessoas em idade de trabalhar (15 a 64 anos). Mas será que a cidade está preparada para o desafio de acolher de forma autônoma os cidadãos da terceira idade? Na última reportagem da série sobre o “Dia do Idoso”, O SÃO GONÇALO mostra as principais dificuldades enfrentadas pelos maiores de 60 no dia-a-dia.  

Aos 87 anos, o aposentado Julio Dutra de Carvalho tenta manter sua autonomia, mesmo com todas as dificuldades para se locomover. Ele conta que, apesar de ter ajuda dos filhos para algumas atividades, ele gosta de caminhar sozinho, hábito que adotou desde a infância.

Mas a cada dia e, com o avanço da idade essas atividades, estão se tornando mais difíceis. OSG acompanhou Julio em um breve passeio e observou todas as suas dificuldades, entre elas calçadas irregulares, buracos na rua, falta de acessibilidade e também de coberturas em pontos de ônibus.

“A calçadas sejam elas particulares ou feitas pela Prefeitura têm problemas porque não há um padrão. Isso dificulta muito. Aí para tentar andar melhor, temos que caminhar na pista e com isso disputamos espaços com os carros, sem contar os buracos. A vida do idoso é o como o ditado ‘ Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come’” , brincou Julio.

Prefeitura diz que realiza ações para o segmento 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informou que São Gonçalo vem realizando ações de prevenção visando à melhoria da qualidade dos idosos que residem no município em relação à acessibilidade e trabalhos integrados da Subsecretaria de Políticas Públicas Para o Idoso junto com a Secretaria de Saúde. 

“O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de São Gonçalo é atuante e desde 2017 realiza reuniões frequentes com equipes de transporte público para discutir questões como biometria e acessibilidade, para que possamos equacionar as questões pendentes ainda no município”, disse a Secretaria em nota explicando ainda as formas de melhoria no atendimento.

“Estamos ampliando as metas de colhimento institucional em parceria com abrigos que atendem a população idosa na cidade. Também estamos realizando um trabalho de instalação de um Centro Dia para que essa parcela da população possa receber orientações e participar de oficinas e atividades e, assim, saia da ociosidade e se sinta ativa e acolhida. O município realiza com frequência ações sociais em ruas e praças para que essa população receba orientações pertinentes aos seus direitos, além de atividades físicas como aulas de ginástica com o intuito de oferecer além de melhor qualidade de vida, uma interação grupal para que eles possam trocar experiências. O número de pessoas idosas no mundo é cada vez maior e, por isso, precisamos que todas gestões e governos, tanto federal, estadual e municipal busquem cada vez mais políticas públicas voltadas para esse segmento”.

Matérias Relacionadas