Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Parada LGBTI reúne 5 mil pessoas em Niterói

O evento começou no final da tarde, em Icaraí

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de setembro de 2018 - 19:49
O vereador niteroiense Leonardo Giodarno (PCdoB) que é vice na chapa da petista Marcia Tiburi ao Governo do Rio, compareceu a Parada LGBTI
O vereador niteroiense Leonardo Giodarno (PCdoB) que é vice na chapa da petista Marcia Tiburi ao Governo do Rio, compareceu a Parada LGBTI -

Por Rennan Rebello

Com discurso em prol da igualdade e respeito à diversidade sexual,  Niterói, recebeu mais de 5 mil pessoas na Parada  LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais), no final da tarde desse domingo (23), na a Praia de Icaraí.  O evento, que teve a Rua Miguel de Frias como ponto de partida, contou com três trios elétricos, Djs, ativistas e simpatizante à causa, como foi o caso da família Vianna, do Porto da Pedra, São Gonçalo, que contou a matriarca, a aposentada Maria Cristina, de 50 anos. 

Maria compareceu pela primeira vez a uma Parada LGBTI, por causa de sua filha, Ivana, 32, que é transexual. "O mundo está muito violento e estou gostando de estar aqui. Pois precisamos respeitar a opção de cada um e como mãe, vim apoiar minha filha", disse Maria. / Ivana, por sua vez, destacou a importância de sua família na celebração. "Eu sou transexual e prostituta, sofro muito preconceito e tenho uma vida muito difícil, por isso mas minha mãe é maravilhosa. Ela me aceitou e deu amor. Além disso, ela trata muito bem minhas amigas que também são trans e ela é uma mãe para elas também. Por isso,  fiz questão de trazer a minha mãe Maria Cristina e minha irmã Jocelyne, para conhecer minha outra família, a LGBTI", revelou.

A caminhada pela orla niteroiense também contou com a presença do vereador niteroiense Leonardo Giodarno (PCdoB), que é candidato a vice na chapa da petista Marcia Tiburi ao Governo do Rio. "Eu sou um dos fundadores desta parada, em Niterói, que é muito importante para a gente combater a homofobia, que é uma pauta que a Marcia (Tiburi) e eu discutimos em nosso plano de governo", falou o parlamentar.

Além da presença de Giodarno, haviam várias menções a políticos por meio de panfletos, adesivos, abanadores, entre outros artigos de propaganda eleitoral. Sobre esse tipo de ação partjária, a Drag Queen Byatriz Charlloti Leppan, de 48 anos, não se opõe mas mantém atenção às propostas. "Nesse momento, é comum vermos esse tipo  de coisa e isso não me incomoda, mas espero que não fiquem apenas em promessas, pois é preciso fiscalizar os políticos. Atualmente é possível ficar atento por meio de vários canais na internet. Isso é muito importante para a nossa causa, ver quem se preocupa politicamente conosco", finalizou Beatriz, que também trabalha como fotógrafa. 

Matérias Relacionadas