Estado do Rio prorroga campanha de vacinação contra sarampo e polio
Prazo foi estendido até 15 de setembro

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, agora há pouco, que a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo será prorrogada até o próximo dia 15 no estado. O objetivo, segundo o órgão, é aumentar a cobertura vacinal contra as doenças. Até agora, durante a campanha, a taxa de cobertura é de cerca de 55% contra o sarampo e de 54% contra a poliomielite. A meta da campanha, no entanto, é imunizar cerca de 812 mil crianças, que representam 95% do público-alvo no estado do Rio. Todas as crianças de 1 a 5 anos incompletos devem se vacinar, independentemente da situação vacinal.
Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para a proteção contra a poliomielite é de três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) até 1 ano de idade. A partir de 1 ano até menores de 5 que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a popular gotinha. Sobre o sarampo, essas crianças também receberão uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Poliomielite - A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. Crianças com comprometimento imunológico devem ser avaliadas antes de tomar a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.
Sarampo - Este ano, 18 casos de sarampo foram confirmados no estado do Rio, sendo 15 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas tríplice viral e tetra viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de 1 ano e 4 anos 11 meses e 29 dias e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.