Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6286 | Euro R$ 6,2016
Search

Alunos do Nata protestam contra o fechamento de curso técnico em São Gonçalo

A manifestação foi contra o fechamento da turma de curso de leite e derivados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de agosto de 2018 - 08:41
 Dezenas de estudantes realizaram manifestação, na tarde desta quarta-feira, em frente ao Nata para chamar atenção para o problema
Dezenas de estudantes realizaram manifestação, na tarde desta quarta-feira, em frente ao Nata para chamar atenção para o problema -

Por: Dayse Alvarenga e Alan Emiliano 

Alunos do Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata) de São Gonçalo e representantes de grêmios estudantis de Niterói e cidades vizinhas realizaram, na tarde desta quarta-feira, uma manifestação na sede da unidade de ensino, localizada no Colubandê, contra o fechamento da turma de curso técnico de leite e derivados, previsto para o ano que vem, segundo os manifestantes.

Os cursos técnicos do Nata são oferecidos por uma parceria público-privado entre a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) e o Instituto GPA. Segundo os manifestantes, a Seeduc afirmou que o contrato com o GPA firmado em 2008 com validade de 10 anos para o curso de leite e derivados terminará no próximo ano e não será renovado.

“A Secretaria Estadual de Educação afirmou que está buscando um novo patrocinador, mas não tivemos nenhuma solução ainda. Os estudantes não podem depender de uma definição deles, ainda mais sabendo da situação em que o Estado se encontra”, afirmou um dos representantes dos grêmios estudantis, que preferiu não se identificar para evitar represálias.

Além da manifestação em prol da continuidade do curso, os estudantes também pediram por melhores condições de estudo e uma reforma na estrutura física da unidade de ensino, que, segundo eles, está bem abaixo do aceitável.

Questionada sobre as motivações do fechamento da turma na unidade escolar, a Seeduc disse, em nota, a O SÃO GONÇALO que as informações não procedem. “O curso técnico de leite e derivados não será encerrado”, afirmou o órgão informando ainda que “o número de alunos também não será reduzido”.

Matérias Relacionadas