Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0665 | Euro R$ 5,8376
Search

Fiscalização retira camelôs irregulares das ruas de Alcântara

'Choque de ordem' foi feito na tarde de ontem (23)

relogio min de leitura | Redação 23 de agosto de 2018 - 08:05
 Pedestres puderam circular livremente ontem no Alcântara
Pedestres puderam circular livremente ontem no Alcântara -

Por: Daniela Scaffo

Após dois dias de reportagens de O SÃO GONÇALO denunciando a “farra dos camelôs” em Alcântara, São Gonçalo, fiscais da Subsecretaria Municipal de Fiscalização de Posturas do município realizaram um “choque de ordem” no bairro, na manhã e tarde desta quarta-feira, para retirar os ambulantes irregulares das ruas. Na última segunda, a Prefeitura afirmou desconhecer a ocupação dos ambulantes na Rua Yolanda Saad Abuzaid durante o dia, alegando que fazia fiscalizações de segunda a sábado na localidade.

Apesar da alegação do governo, equipe de reportagem de OSG flagrou, na terça, vários camelôs ocupando calçadas e impedindo o ir e vir livremente dos pedestres, nas principais vias do centro comercial de Alcântara.

Logo no início da manhã desta quarta, os agentes da Posturas estavam na região e fiscalizaram não apenas os camelôs irregulares, mas também as lojas e os ambulantes cadastrados. À tarde, os fiscais permaneciam na região, e o clima era de tranquilidade.

Aprovação do povo e do comércio

Quem passava pelas ruas de Alcântara, nesta quarta, se surpreendia positivamente com os espaços livres para caminhar.

“Não parece o mesmo bairro que passo todos os dias. O local fical bem melhor assim. Antes estava uma bagunça. Às vezes, a gente precisava andar pelo meio da rua porque as vias de Alcântara ficavam com vários camelôs, um ao lado do outro, impedindo a circulação”, disse a vendedora Rebecca Luiz, de 31 anos.

Outros pedestres e comerciantes pedem, no entanto, a continuidade da fiscalização.

“Espero que a fiscalização possa acontecer realmente diariamente”, disse o aposentado Valdinei Souza, 72.

A mesma opinião é compartilhada pelo presidente da Associação Comercial, Empresarial, Industrial e Rural de Alcântara (Aceira), Fabiano Rodrigues.

“Hoje (ontem), a Prefeitura conseguiu organizar mais e fazer um trabalho melhor. A gente só espera que dê continuidade, porque não adianta vir só um dia, ficar e ir embora porque volta tudo ao normal. Se eles fizerem esse trabalho diariamente e ininterruptamente, a chance de melhorar é muito grande”, disse Fabiano.

Operação em outros pontos

A Prefeitura de São Gonçalo informou que o foco da operação dos agentes da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas e de Ordenamento Urbano, nesta quarta, no Alcântara, foi “impedir a instalação de barracas em locais proibidos, o que atrapalha o trânsito de pedestres na região devido à ocupação irregular do passeio público. Ao longo da semana a operação se estenderá a outros pontos da cidade”.

O governo municipal disse ainda que “atualmente, 368 ambulantes têm autorização para atuar em Alcântara e quatro ruas são destinadas para o comércio de ambulantes. São elas: João Caetano, Palmira Ninho, Antônio Alves e Sílvio Romero”.

Matérias Relacionadas