Lotéricas vão deixar de receber pagamento de contas de luz
A mudança vai começar a partir deste sábado

Por Marcela Freitas
A partir deste sábado (4), as agências lotéricas do Estado do Rio, não receberão mais pagamentos de contas da Enel Distribuidora (antiga Ampla). A mesma medida será adotada no Ceará e Goiás, estados nos quais a concessionária também é responsável pelo fornecimento de energia elétrica.
A medida foi motivada por conta do encerramento do contrato de arrecadação da Caixa Econômica Federal com a Enel, devido ao reajuste proposto pela instituição financeira na tarifa cobrada para receber as faturas nas lotéricas.
A medida pegou, no entanto, agentes lotéricos e clientes de surpresa. De acordo com o dono de uma lotérica em São Gonçalo, que pediu para não ser identificado, a decisão foi anunciada na semana passada em uma reunião com o superintendente de loterias, em Niterói. Para ele, a medida trará prejuízos.
“Pelo que nos explicaram não houve acordo entre os valores cobrados pela Caixa para receber as contas. Por mês, só na minha lotérica são pagas de 800 a 1 mil contas de energia elétrica. Para nós é muito ruim, mas ainda não consigo estimar os prejuízos. Os clientes também sofrerão com essa decisão”, disse.
O soldador Adriano Alves, de 36 anos, disse que sempre se utiliza deste canal para pagar sua conta.
“Não sabia que isso aconteceria. Pagar na lotérica é mais cômodo. Se estão nos tirando essa possibilidade, é preciso apresentar alternativas”, afirmou.
A mesma opinião é compartilhada pelo músico Matheus Oliveira, de 22 anos.
“Eu tenho conta bancária, mas não utilizo do débito automático e nem quero. Espero que eles resolvam essa situação rapidamente. Sempre paguei minhas contas em lotéricas”, disse.
Enel negocia com a Caixa - A Enel Distribuição Rio informou que “está em negociação com a Caixa Econômica Federal, já que o banco está reajustando em cerca de 40% a tarifa cobrada para receber as faturas nas casas lotéricas. Como as taxas de arrecadação entram no cálculo das tarifas de energia, caso o contrato seja renovado, o aumento no valor sugerido pela Caixa pode ser repassado para as tarifas na próxima revisão tarifária”.