Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Fiéis vão as ruas festejar dia de São Pedro, em Jurujuba

Celebração teve procissão terrestre e marítima

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de junho de 2018 - 10:14
 Fiéis lotaram as ruas de Jurujuba para assistir santa missa, que foi seguida das procissões
Fiéis lotaram as ruas de Jurujuba para assistir santa missa, que foi seguida das procissões -


Por Marcela Freitas

São Pedro, o padroeiro dos pescadores e popularmente conhecido como o guardião das portas do céu, foi celebrado em Niterói. Desde as primeiras horas da manhã, fiéis se reuniram na orla da Praia de Jurujuba, onde milhares de pessoas acompanharam a santa missa e procissões terrestre e marítima.

Um dos pontos altos da celebração é a já tradicional barqueata, que contou com, aproximadamente, 20 embarcações. Há quatro anos, é Pierre Cabral, de 30 anos, que tem a missão de navegar com a imagem de seu padroeiro pelo mar da Baía de Guanabara.

Um dia antes da barqueata, Pierre se dedica para cuidar e decorar o barco. Ele, que aprendeu a profissão de pescado com o pai; herdou da mãe, a devoção por São Pedro. “No passado havia um sorteio para que os pescadores levassem a imagem, mas hoje não há mais essa tradição. Fui convidado o primeiro ano e, desde então, sou agraciado com esse momento. É inexplicável essa sensação. Chega arrepiar. Hoje (ontem), já até chorei”, disse.

Quem também fez questão de celebrar o padroeiro foi a dona de casa Marize Carvalho da Costa, 61, que ganhou de São Pedro, sua casa própria. “Sou filha de pescadores e minha devoção não poderia ser diferente. Tudo que peço a Deus, coloco São Pedro na frente, como meu intercessor. Comprei uma chave e a levei à igreja para abençoar com a promessa que deixaria duas na igreja se conquistasse meu imóvel. Graças a Deus eu consegui. Já pedi a cura de uma irmã e agora um emprego. Começo a trabalhar na próxima semana pela Graça de São Pedro”, afirmou.

O secretário executivo de Niterói, Axel Grael, esteve na celebração representando o prefeito Rodrigo Neves. “São Pedro é um santo adorado pelo niteroiense. Jurujuba é o bairro de referência e os pescadores mantêm viva essa tradição. É uma cerimônia bonita e que deve ser mantida na cultura da cidade e não só no bairro”, afirmou.


Matérias Relacionadas