Trabalhadores dos Correios paralisam atividades em São Gonçalo
Funcionários pedem melhores condições de trabalho

Em busca de melhores condições de trabalho, funcionários do Centro de Distribuição Domiciliar (CDDA) do bairro Antonina, em São Gonçalo, resolveram paralisar suas atividades por tempo indeterminado. Uma nova assembleia marcada para hoje, às 10h, decidirá o futuro do movimento.
A medida afeta as entregas no Colubandê, Trindade, Nova cidade e parte do Alcântara. Na manhã de ontem, carteiros e funcionários administrativos realizaram um ato, na Praça de Nova Cidade, seguido de caminhada até a Praça Luiz Palmier, no centro de São Gonçalo. Além de conversar com a população, os manifestantes distribuíram panfletos.
Segundo o delegado do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect-RJ) e representante dos 38 funcionários do CDDA, Jairo Mendes Junior, entre as principais reivindicações estão a necessidade de novas contratações, permanência do CDDA no mesmo endereço, melhoria das instalações e o fim da Distribuição Domiciliar Alternada (DDA).
“Não temos um concurso nos Correios desde 2011. Com os planos de demissão voluntária, os poucos funcionários que restam estão sobre carregados. A distribuição alternada não funciona e isso já foi comprovado. Eles pretendem fechar o prédio do Antonina e encaminhar toda a equipe para o Mutuá, mas não há espaço para todos lá”, explicou.
Em nota, os Correios informaram que já atenderam parte das demandas apresentadas pelos empregados do CDD Antonina, porém há questões de natureza técnico-administrativas entre as reivindicações.
“Uma delas refere-se à Distribuição Domiciliar Alternada (DDA), cuja implantação foi determinada pela Portaria Nº 1.203, de 7 de março de 2018, do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações”, diz a nota.
Sobre a mudança de endereço, os Correios após avaliação técnica, concluíram que “apenas um centro de distribuição é suficiente para atender os distritos abrangidos por ambos os CDDs”, diz outro trecho da nota.