Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down Euro down 5,4907
Search

Rocha tem uma verdadeira ‘rua da lama’

Via alaga com qualquer chuva, enche de sujeira e diversos bueiros estão sem tampas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de março de 2018 - 08:16
Em dias de chuva, a Rua Mariano Garcia fica alagada, se tornando intransitável. Outro problema enfrentado pelos moradores é a falta de tampas nos bueiros, que são risco constante para a população
Em dias de chuva, a Rua Mariano Garcia fica alagada, se tornando intransitável. Outro problema enfrentado pelos moradores é a falta de tampas nos bueiros, que são risco constante para a população -

Por Thiago Soares

Cansados da ineficiência da Prefeitura de São Gonçalo, moradores da Rua Mariano Garcia, mais conhecida como ‘rua da lama’, no bairro Rocha, resolveram denunciar as péssimas condições do local. Na via, que é cortada por um rio, existem bueiros sem tampas que dificultam a passagem dos carros e uma grande quantidade de lixo que causa alagamentos em dias de chuva.

Morador do local há mais de 50 anos, o aposentado Luiz Vieira Rangel, de 63 anos, revelou que o problema é antigo e que faz tempo que não existe manutenção ou limpeza na área. “Eu nem sei mais a quantidade de anos que a prefeitura não limpa a passagem da água do rio. O acúmulo de terra e o lixo fazem o nível da água subir e, com isso, acontecem os alagamentos com qualquer intensidade de chuva”, disse.

Para tentar escapar das enchentes, os moradores da rua tentam se virar como podem. O autônomo Ronaldo Lopes, 38, por exemplo, tentou elevar a sua casa em 44 centímetros, além de colocar uma espécie de portão contra a água na entrada principal do imóvel.

“Já tentamos de tudo. Levantamos a calçada, elevamos o nível da casa, coloquei uma barreira metálica no portão e, mesmo assim, ainda entra água na casa. As minhas soluções paliativas não deram certo, precisamos de limpeza no local”, contou.

Além dos moradores, os comerciantes também sofrem com a situação. Em decorrência dos citados problemas, o apelido de ‘rua da lama’ já se tornou mais famoso que o próprio nome da via.

“Meu comércio está aqui há pouco tempo, mas moro no local faz tempo e conheço bem os problemas. Em dias de chuva, ninguém vem comer. O primeiro motivo é que não é possível andar até aqui e o segundo é que ninguém vai fazer sua refeição com cheiro de esgoto”, disse Jenaro Porto, 58, que tem uma pensão na rua.

Os alagamentos, apesar de serem parte importante da denúncia, não são os únicos problemas. As tampas dos bueiros quebradas também têm tirado o sono dos moradores. “Essas tampas estão quebradas há, pelo menos, três anos. Foi um caminhão pesado que passou e quebrou. Desde então, nunca mais foram recolocadas”, contou Ronaldo.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Gonçalo foi procurada, mas não retornou até o fechamento desta edição.

Matérias Relacionadas