Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down Euro down
Search

Cantagalo deixará de ter faixa reversível a partir de amanhã

A reversão acontecia diariamente entre 6h e 10h

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de janeiro de 2018 - 08:56
Imagem ilustrativa da imagem Cantagalo deixará de ter faixa reversível a partir de amanhã

A partir de amanhã, estará extinta a operação de reversão de mão de trânsito na faixa de descida da Estrada Francisco da Cruz Nunes, na altura do bairro do Cantagalo. Com a inauguração do túnel Charitas-Cafubá, em abril de 2017, o volume de tráfego no sentido São Francisco vem mostrando redução, tornando desnecessária a partir deste ano a utilização da faixa reversível que transformava a via, que é de mão dupla, em mão única de descida nos dias úteis pela manhã.

Nos dias úteis, entre 6h e 10h, a inversão de mão no Cantagalo foi pensada para escoar o trânsito do Largo da Batalha em direção a São Francisco. O cancelamento da reversível foi decidido a partir da análise de redução do volume de veículos na via: quando foi instituída a operação, 240 veículos por minuto desciam a estrada pela manhã, em média. Atualmente, o volume não passa de 60 veículos por minuto, no mesmo horário.

Segundo o presidente da Empresa Municipal Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Coronel Paulo Afonso Cunha, a abertura do túnel Charitas-Cafubá fez mudar o fluxo natural do trânsito da Região Oceânica para a Zona Sul de Niterói.

“A decisão da Prefeitura de abrir o novo túnel e não cobrar pedágio foi decisiva para desafogar o trânsito nas demais saídas da Região Oceânica, espalhando de maneira mais eficaz a demanda e distribuindo melhor o volume de tráfego”, explica Paulo Afonso Cunha.

Desde 2013, quando foi implantada, até este domingo, 28 de janeiro, a reversível do Cantagalo, operada diariamente pela NitTrans, terá sido montada 1.193 vezes. Paulo Afonso Cunha lembra que durante todo este período a população do Cantagalo soube compreender o espírito público da operação reversível e sempre contribuiu para o seu funcionamento.

Matérias Relacionadas