Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9806 | Euro R$ 5,4044
Search

‘Dia de Reis’ será comemorado com diversas atividades em São Gonçalo

Eventos acontecem hoje e amanhã

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de janeiro de 2018 - 09:09
>> Tradição de Reis terá eventos no Zé Garoto e no Colubandê
>> Tradição de Reis terá eventos no Zé Garoto e no Colubandê -

A celebração do “Dia de Reis”, comemorada hoje, é uma tradição de origem portuguesa que foi trazida ao Brasil na época da colonização e que perdura até os dias atuais. Em São Gonçalo, as comemorações, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes (Fasg), serão realizadas neste sábado, a partir das 14h, na Praça Estephânia de Carvalho, mais conhecida como Praça Zé Garoto e amanhã, das 9h às 12h, na Fazenda Colubandê. Ambas celebrações têm entrada gratuita e classificação livre.

Segundo a especialista em arte popular, Verônica Inaciola, no domingo, na Fazenda Colubandê, haverá uma missa de Santos Reis, celebrada pela Igreja Católica Ortodoxa em São Gonçalo. Em seguida, serão realizadas apresentações de Folias de Reis, com duas folias de São Gonçalo e uma de Itaboraí. Finalizando o evento, será servida a Ceia de Reis.

Na praça Estephânia de Carvalho (Zé Garoto) haverá apresentação de Folias de Reis durante a “Feira de Artesanato Maria José”, realizada aos sábados na praça.

“A Folia de Reis é um auto através do qual os jesuítas mostravam seu Deus, e o catolicismo aos habitantes das novas terras. Hoje, as Folias estão sendo inventariadas pelo Iphan e consideradas patrimônio cultural imaterial do Brasil. Será uma grande festa e um grande encontro entre patrimônio imaterial, que é a Folia de Reis, e patrimônio material, que é a Fazenda Colubandê”, disse Verônica Inaciola.

Segundo a tradição cristã, o “Dia de Reis” é a data na qual os três Reis Magos teriam encontrado e visitado Jesus Cristo recém-nascido. O Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, é o marco de encerramento das festividades natalinas.

Matérias Relacionadas