Previsões para 2018 revelam que o ano será das mulheres
Ano será regido pelo orixá feminino Nanã

Por Renê Santos
Enfim, mais um novo ano se aproxima. E, com ele, surgem novos ideais, criam-se novas expectativas. E as previsões não poderiam ficar de fora. Sendo assim, o jornal O SÃO GONÇALO consultou o táta kimbondo (como pai de santo na umbanda) Undewalá e a taróloga Paula Ranieri. Pelo búzios, os orixás regentes de 2018 serão Xangô e Nanã, mas vale ressaltar que a maior influência será de Nanã. Sob a regência do orixá feminino, o ano virá para concluir ciclos antigos e iniciar os novos sobre a Terra. No tarô, o ano de 2018 será regido pela carta do Imperador (arcano IV), que traz ordem, razão, ação e energia. Será também ditado pela justiça e perseverança. Deve-se ter cuidado com excentricidade, excessos e vícios.
Eleições
Nas eleições presidenciais, embora seja um ano feminino, os orixás apontam um homem no poder. Ou seja, o pleito será disputado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro. Mesmo com a troca no governo, o país não terá uma mudança significativa. A ex-presidente Dilma Rousseff vai ressurgir, mas não no poder.
Copa do Mundo
Em um ano de Copa do Mundo, que será disputada na Rússia, o Brasil tem grandes chances de faturar o caneco. Dificilmente, a Seleção brasileira vai se despedir na fase inicial. Mas, até lá, algumas graves contusões e doping de jogadores importantes acontecerão.
Saúde e educação
Quem responde pela saúde e educação é o Oxê, odu regido por Oxum, que vê a situação de mal a pior. As áreas com péssimas remunerações e que não terão nenhuma melhoria no ano que vem. Uma doença contagiosa vai surgir. Porém, novas curas serão descobertas.
Crise econômica e desemprego
Quem responde por esse tópico é Oxoguian, que revelou crescimento e inovações na agricultura, diminuindo o impacto da crise no país. * Cenário artístico e cultural O odu regido por Obaluaê, Odi vê o ramo cultural em ascensão. Haverá perdas de grandes nomes no Brasil e no exterior e descobertas de novos talentos, principalmente mulheres.
Tragédias naturais
Acidentes graves, grandes perdas estão por vir. Porém, a maioria será causada por falha humana, que vai desde a má formação profissional até a ignorância das pessoas, que destroem a natureza.
Profissões de destaque
Haverá mudanças em grandes empresas, descoberta de novos escândalos e êxito para profissionais liberais. O odu Odi vê possíveis falências no ramo da comunicação.