São Gonçalo pode ganhar corredor exclusivo para ônibus
Governo aprovou elaboração de estudo

Com mais de um milhão de habitantes, um dos grandes desafios dos gestores de São Gonçalo é melhorar a fluidez no trânsito da cidade, tornando o transporte coletivo atrativo, rápido e seguro. Ao que parece, a prefeitura vem dando o primeiro passo para tentar melhorar a mobilidade urbana. O Governo Federal já aprovou a elaboração de projetos para a implantação de um BRS (Bus Rapid Service) ou serviço rápido de ônibus. O corredor Neves – Gebara está em fase de estudos e aguarda apenas a assinatura de convênios para que possa ser iniciado.
O BRS, no entanto não substituirá a Linha 3 do metrô, que ainda não foi descartada e, por isso, o novo sistema deverá ser compatível a futura implantação de um sistema ferroviário de alta capacidade, em via elevada. O objetivo é preservar a faixa ferroviária existente, de propriedade do Governo do Estado novas invasões. Os projetos serão elaborados levando em consideração a possibilidade de ampliação do sistema ao longo dos anos, dependendo da demanda e da existência de recursos.
O projeto do BRS consiste na criação de uma nova via (binário) aproveitando uma pequena parcela do eixo desativado da antiga ferrovia (mesmo traçado proposto para a Linha 3 do metrô) e o sistema viário do município. O binário deverá ser composto por faixas exclusivas destinadas ao transporte coletivo. Além disso, prevê a criação de uma ciclovia ligando os bairros de Neves e Guaxindiba.
De acordo com a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, vinculada ao Ministério das Cidades, já foram aprovadas a elaboração de estudos e projetos para o corredor rodoviário Neves - Gebara e para a ciclovia Neves – Guaxindiba, em São Gonçalo e a proposta foi encaminhada pela Secretaria de Estado de Transportes.
“Essa será mais uma conquista para a população do Estado do Rio, em especial para os moradores de São Gonçalo. Ela só será possível graças à articulação da Secretaria de Transportes junto às prefeituras de São Gonçalo e Niterói. A integração entre os diversos atores envolvidos foi fundamental”, destacou o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.
Em nota a Prefeitura de São Gonçalo informou que já houve contato informal do Governo do Estado sinalizando a liberação dos recursos para estudos e projetos que contemplam a construção de BRS e ciclovia na cidade. A liberação de recursos para a realização de estudos e projetos de viabilidade técnica está prevista para janeiro de 2018.
“Grandes investimentos na área da mobilidade urbana são indispensáveis para São Gonçalo. A construção desse corredor específico para ônibus, que também contemplará a construção de uma ciclovia, é de extrema importância para o crescimento do município. Antes de ser prefeito eu já dizia isso e assumi o compromisso de tornar essa obra uma realidade. Estamos quase lá”, afirma o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.
Quanto à Linha 3 do Metrô, o BRS não descarta essa possibilidade. No entanto, são necessários investimentos do Governo Federal e Governo do Estado para que seja realizado, completa a nota da prefeitura.