Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Solidariedade, samba e cerveja em Niterói e São Gonçalo

Grupos irão arrecadar alimentos nos encontros

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de novembro de 2017 - 08:43
Vários fabricantes artesanais vão participar do ‘Cervejeiros Caseiros Gonçalenses’
Vários fabricantes artesanais vão participar do ‘Cervejeiros Caseiros Gonçalenses’ -

Por Marcela Freitas

O que acontece quando se mistura Samba e cerveja? A resposta é solidariedade. Hoje, dois grupos distintos de São Gonçalo e Niterói, preparam duas ações sociais que levarão ao público alegria em prol dos mais necessitados. Em São Gonçalo, o evento Cervejeiros Caseiros Gonçalenses (CCG), promete reunir uma “turma da melhor qualidade”, no Rodobier, no Espaço Salvatori, no Centro, às 17h. O passaporte para saborear as mais diferentes alquimias do malte, lúpulo e levedura é apenas um quilo de alimento não perecível. Já em Niterói, o Samba “come solto”, a partir das 14h, na quadra da Alegria da Zona Norte, no Fonseca, e a entrada também é um quilo de alimento não perecível.

O 4º encontro solidário, realizado pelos (CCG), promete reunir diversas cervejarias como caseiras, como : Fratelli, Sarzedas, 7 Capricorn, Dois Filhos de Jarbinha, Damarcio, dentre outras. Os cervejeiros prometem oferecer bebida de qualidade, solidariedade e amor ao próximo.

“Vender cerveja caseira é ilegal, por isso os cervejeiros caseiros, e dentre eles associados do CCG, produzem a cada dois meses suas receitas, e quando prontas, levam para o encontro. Durante o encontro, as doses de cervejas são trocadas por alimentos não perecíveis doados pelo curioso público, público esse que cada vez mais quer entender e provar a cerveja artesanal”, explicou Juarez Lessa, proprietário da Dois Lados, que patrocina o evento.

Ainda segundo Lessa, a ideia surgiu como forma de dar à cerveja uma responsabilidade social.

“Acho que cerveja artesanal tem que ter responsabilidade social, é assim em várias outras culturas de diversos países. A cerveja é parte da história humana e está totalmente ligada a grandes eventos no mundo todo. Esse tipo de ação ajuda a mudar a imagem que temos da cerveja no Brasil, onde grandes empresas focam no beba muito e nós focamos no “beba menos, beba melhor”, na cultura cervejeira, no artesanal, na criatividade e gastronomia”, comentou ele, afirmando que todo alimento arrecadado será doado ao Abrigo do Cristo redentor.

Somos todos samba - No Fonseca os integrantes do grupo Somos Todos Samba, único que promove rodas de samba enredo na região, prepara uma grande festa da solidariedade que homenageará vários nomes do ritmo. O evento conta com a presença do cantor Ciganarey, Quinho e bateria do mestre Demétrius. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será doado a instituições de caridade, ainda não definidas.

 “Estamos na terceira edição deste evento de roda de Samba Enredo. Somos apaixonados pelo ritmo e observamos que a tradição de adquirir um cd e ouvi-lo vem diminuindo ao longo dos anos. Então quisemos valorizar algo que gostamos. E porque não unir isso a ajuda ao próximo? Foi uma ideia que deu muito certo temos tido uma grande aceitação”, disse Anderson Lemos, 32 anos, integrante do STS.

A Quadra da Alegria da Zona Norte fica na Rua Soares de Miranda, 83, atrás do habib’s, no Fonseca.

Matérias Relacionadas