Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Cantor e compositor de Niterói faz história no samba

Niu Souza já fez shows em diversos países

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de outubro de 2017 - 11:37
Pré-lançamento no mundo virtual será a música ‘Bota o Couro Pra Comer'
Pré-lançamento no mundo virtual será a música ‘Bota o Couro Pra Comer' -

Por Sérgio Soares

Que o mundo dá voltas, todo mundo sabe. Mas dar a volta ao mundo, cantando samba, um dos maiores patrimônios culturais brasileiros, em verso e prosa, não é para qualquer um. Que o diga o cantor e compositor niteroiense Niu Souza, que aos 33 anos, está fazendo história e subindo importantes degraus na sua carreira.

Niu vem se dedicando à produção do primeiro CD, que já tem um pré-lançamento no mundo virtual: a música ‘Bota o Couro Pra Comer”. Composta em parceria com Wagner Mariano, a canção já tem milhares de visualizações na Internet, graças também a um bem cuidado vídeo em que ele aparece, ao lado de dançarinos e músicos que o acompanham, em um dos principais ‘cartões postais’ do samba brasileiro, a Lapa, no ‘coração cultural’ do Rio de Janeiro.

“Procuro cumprir cada etapa com dedicação e muito trabalho, pois o sucesso só se conquista assim. Ele não vem por acaso”, declarou. Essa música, aliás, representa um pouco da experiência artística e de vida do cantor, que começou a carreira, ainda na adolescência, cantando e tocando violão e cavaquinho em grupos de Niterói.

Em 2008, a partir de um convite para ser o intérprete da escola de samba Sabiá, do Fonseca, ele acabou vendo as portas se abrirem para participações em grandes e agremiações do Rio de Janeiro.

Entre 2011 e 2013, Niu foi um dos intépretes oficiais da Viradouro, e desde então, sua presença tem sido permanente nos carros de som nos desfiles de escolas como São Clemente, Ilha do Governador, Império da Tijuca, Unidos de Bangu e Em Cima da Hora, entre outras participações, que incluem também agremiações de Niterói e do interior fluminense.

“Bota o couro pra comer é o meu grito de guerra no samba. Em tudo, vou com o intuito de fazer o melhor sempre”, enfatiza ele, que há quatro anos, também ‘empresta’ seu talento como integrante da equipe de produção do CD das escolas de samba da Série A. O vídeo da música ‘Bota o Couro Pra Comer pode ser visto no site www.osaogoncalo.com.br.

Volta pelo mundo através da música

A meteórica carreira de Niu Souza ganhou requintes internacionais no  ano de 2010, quando recebeu um convite para se apresentar em shows de música brasileira em diferentes países com um grupo de artistas brasileiros.

Durante meses, foram apresentações realizadas na França, Suécia, Rússia, Líbano, Trindad Tobago e no Panamá. Conhecer diferentes culturas deu ainda mais ‘bagagem’ a ele, que tem referências musicais variadas,  que vão de Cartola e  Candeia a Zeca pagodinho, entre outros artistas de diferentes gerações da música brasileira.  

CD - O projeto de gravação do CD, segundo Niu, é prioridade na atual fase da carreira, e resume bem todas as experiências musicais vividas por ele, que tem nome de batismo de Enio Souza. “O sonho de todo cantor e gravar o seu CD e comigo não é diferente. Segundo Niu, já existem quatro musicas gravadas, do total de seis que escolheu para integrar o repertório, todas de sua autoria. São elas: ‘Vamos na Fé’, faixa título, ‘Meu Clamor’, ‘Vai Lembrar de Mim’ e Bota o Couro Pra Comer. “Já são conhecidas do grande público. Canto nas rodas de samba e a galera  pede e curte”, afirmou.

Matérias Relacionadas