Hemorio perde 50% de doadores de sangue
Estoques precisam ser abastecidos
O Hemorio alerta para a queda de cerca de 50% do número de doadores de sangue nas últimas semanas. Os estoques de todos os tipos estão em estado crítico. O hemocentro, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, tem capacidade para receber 400 pessoas por dia, mas tem coletado, em média, apenas 150 bolsas. Em todo o estado, a demanda por sangue aumentou, aproximadamente, 15% nos últimos meses.
"Abastecemos as emergências dos hospitais e maternidades do SUS (Sistema Único de Saúde) em toda a cidade e, se necessário, enviamos sangue até para municípios mais distantes", disse o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.
Para doar – Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes do ato.
Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado.
O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio de Janeiro.