Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Estudante de Direito da UFF cria grupo na internet para compartilhar materiais de estudos

UFF Compartilha já tem 1,8 mil membros

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de agosto de 2017 - 08:15
 O grupo ‘UFF Compartilha’, criado por Lucas Moreira, 20, já conta com quase 1,8 mil membros
O grupo ‘UFF Compartilha’, criado por Lucas Moreira, 20, já conta com quase 1,8 mil membros -

Por Matheus Merlim

O mercado de trabalho no sistema capitalista gera, muitas vezes, uma sensação de competição entre os profissionais. E, com a pressa por um primeiro emprego, esse sentimento passou a tomar conta também dos universitários. Tentando modificar essa atmosfera na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, o estudante Lucas Moreira, de 20 anos, fundou há um ano um grupo de compartilhamento de materiais no Facebook, o “UFF, Compartilha!”, que já conta com quase 1,8 mil membros.

Cursando o 8º período da graduação, o morador de Maricá sempre teve o hábito de produzir resumos e fichamentos sobre as matérias estudadas para uso próprio desde a época de escola. E por conta disso, de acordo com o estudante, seus cadernos eram conhecidos por outros alunos e quando chegou à faculdade, nada mudou.

“Desde meu ensino médio, costumo estudar produzindo apostilas e resumos. Foi a maneira que encontrei de aprender a matéria. E eu sempre compartilhava com os amigos. Já na faculdade, desde o início, senti que era um ambiente mais individualista e competitivo, no qual raramente as pessoas dividiam seu material de estudo. Foi quando eu criei o grupo e disponibilizei todo o material que eu tinha criado”, explicou Lucas, que é estagiário na Defensoria Pública da União (DPU-Niterói). O que ele não sabia, todavia, era que a ideia seria abraçada pelos colegas de graduação, que além de estudar com base nos materiais produzidos por Lucas, passaram a compartilhar os próprios materiais. A rede agora envolve, além dos estudantes, professores da faculdade, que também disponibilizam conteúdos extraclasses e auxiliam na compreensão das disciplinas.

“O grupo é o que é, hoje, por conta da participação dos alunos, que compartilham e interagem com gentileza. O corpo docente reconhece a iniciativa e muitos participam. Fora que é uma forma de facilitação aos calouros, que estão iniciando na faculdade e não conhecem os conteúdos. Ou então, se perder uma aula, dá para se atualizar depois”, completou.

Gentileza rendeu uma bolsa para intercâmbio

Em janeiro do que ano que vem, Lucas embarca para Portugal porque foi selecionado pela UFF para um intercâmbio na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Lá, ele vai cursar um semestre da graduação. Mas o ponto alto dessa conquista foi ele ter conseguido uma bolsa-moradia pelo site europeu Uniplaces por contar a história do “UFF, Compartilha!”. Com o tema “bondade no ambiente acadêmico”, a iniciativa de Lucas foi eleita uma das melhores, entre 10 do mundo inteiro. “Sabe aquele sonho de estudar fora, que sempre esteve guardado lá no fundo na caixinha de metas? Então, estou prestes a realizar. É surreal saber que isso está acontecendo e a iniciativa do grupo está sendo reconhecida internacionalmente”, contou o estudante.

A campanha para conseguir a bolsa foi feita de forma virtual. Lucas precisou elaborar um vídeo contando a história do grupo e convidou outros estudantes para dar depoimentos sobre a utilização do espaço.

“Eu não tinha ideia que uma simples divulgação dos meus materiais se transformaria nessas conquistas. Sempre foi algo para mim, eu nunca quis impressionar ninguém. Mas fico feliz de ver as pessoas compartilhando seus conteúdos, torna o ambiente da faculdade mais solidário”, acrescentou, que também é dono de um canal no Youtube, “Pensarolando”, no qual divide conhecimentos de Filosofia, Astronomia e Ciências.

Matérias Relacionadas