Neltur inaugura Centro de Atendimento ao Turista no Campo de São Bento

A Prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) inaugurou na última quinta-feira, mais um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Campo de São Bento, em Icaraí. Com uma estrutura moderna e inovadora, localizado em meio a bela vegetação do parque, na área central da Zona Sul, ficará perto da sede administrativa do mesmo.
Feito em estrutura metálica e vidro laminado e temperado, o CAT tem um desenho de curvas sinuosas que lembram os traços do arquiteto Oscar Niemeyer. Suas dimensões estão em torno de 5,60 metros de área circular e oito metros de lateral mais larga da sua extensão e 5,60 metros na parte mais estreita. Este CAT funcionará, todos os dias, das 9 às 17h, com guias trilíngues.
Ontem, no final da tarde, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou o CAT e falou sobre importância do trabalho da Neltur, que integrada as outras Secretarias está realizando bem suas atividades. “ O Turismo é um dos vetores do desenvolvimento, gerando empregos e impulsionando a economia do município. Este CAT, com instalações modernas, bem localizado, no parque mais tradicional da cidade, numa das áreas verdes mais concorridas de Niterói, vai ser bastante eficiente não só para os turistas, assim como para os próprios moradores da cidade”, destacou Rodrigo.
O prefeito agradeceu a atuação do deputado federal Sergio Zveiter , responsável pela emenda parlamentar que permitiu a construção do CAT. O Deputado Estadual, Comte Bittencourt, presidente da Comissão estadual de Educação e Membro da Comissão de Turismo da Alerj e vice-prefeito eleito,que acompanhou o Prefeito Rodrigo Neves, na visita ao CAT disse que obras como essa mostra que a cidade está preparada para receber seus visitantes e turistas.
“Niterói está fora da curva, lembrou o deputado, ao se referir a crise do Estado. O prefeito, desde o início vem fazendo uma administração responsável e, hoje está colhendo os frutos. Obras como o Túnel Charitas-Cafubá e garagem subterrânea são importantes para alavancar o turismo da cidade”, destacou. O presidente da Neltur, José Guilherme do Vale Azevedo, ressaltou que os turistas e os niteroienses terão um atendimento de qualidade, com técnicos qualificados, num Centro de atendimento atraente e moderno.
“Temos certeza de que este novo CAT, além de orientar os turistas sobre os atrativos da cidade, fará com que eles conheçam o Campo de São Bento também, dando informações relevantes sobre a cidade. O CAT está localizadona maior área verde no centro urbano de Niterói e o espaço de lazer mais tradicional da cidade, tombado pelo patrimônio histórico”, destacou, José Guilherme.
O CAT Campo de São Bento funcionará sob a coordenação de Cláudia Paes Leme, Técnica em Regionalização do Turismo e funcionária trilíngue da Neltur e com dois atendentes trilíngues, trabalhando em dois turnos. No local, como em todos os outros Centros já existentes, serão dadas orientações aos visitantes e turistas que estiverem em Niterói, além de distribuir folheteria especializada sobre os atrativos turísticos da cidade. Estarão à disposição o Guia Turístico, os Roteiros: “Orla Oceânica”, “Orla Niemeyer” e o “Niterói em 3 dias”, além de um flyer constando um mapa da cidade com indicações das mais diversas.
Este é o quarto projeto desse tipo, existem CATs no Caminho Niemeyer (Centro, atrás do Terminal Rodoviário João Goulart), no Parque da Cidade e na sede da Neltur, em São Francisco. Há atendentes também no MAC. Na gestão Rodrigo Neves foram inaugurados dois CATs, o do Caminho Niemeyer que é o maior deles e o que funcionou na Praça XV durante as Olimpíadas. Serão instalados mais 3 novos CATs, um em Piratininga (o primeiro da Região Oceânica), outro na Boa Viagem e o terceiro será a remodelação do centro de atendimento Praça Arariboia. Eles estão em fase de licitação.
Como o Campo de São Bento recebe vigilância da Guarda Municipal constantemente, a segurança do CAT local será garantida.